O Domingão Tarifa Zero em Teresópolis completou o seu terceiro mês de operação transportando gratuitamente 316.682 pessoas. Comparando janeiro a março desse ano com mesmo período em 2024, quando não existia a tarifa zero, a média de pessoas que passaram a se deslocar pela cidade de ônibus aos domingos subiu 82%.
Em janeiro, o total de pessoas que aproveitaram o Domingão Tarifa Zero foi de pouco mais de 88 mil pessoas. Em fevereiro, o número aumentou para 102 mil e, agora em março, chegou a mais de 125 mil passageiros transportados, um crescimento de quase 43% desde o início do programa.
Foram ofertadas nesses três meses 8.370 viagens e os ônibus percorreram pouco mais de 129 mil quilômetros.
O diretor da Viação Dedo de Deus, Marcelo Augusto, comemora a consolidação do projeto na cidade. “Os números do Domingão Tarifa Zero seguem crescendo. A média é de mais de 24 mil embarques a cada domingo. Sem a tarifa zero, esse número era de pouco mais de 13 mil”, afirma.
Marcelo ressalta ainda o alcance social do projeto implantado pela prefeitura. “Quantas pessoas não tinham oportunidade de sair de casa aos domingos por causa do preço da passagem? Agora elas podem se deslocar várias vezes no dia para seu momento de lazer com a família, frequentar a igreja e visitar os parques da cidade”, destaca.
O Programa Domingão Tarifa Zero, que instituiu a gratuidade dos ônibus aos domingos, e o Tarifa Cidadã, que reduziu o preço da passagem de R$ 5,30 para R$ 4,90, fazem parte da nova política de mobilidade urbana do município para incentivar e democratizar o uso do transporte coletivo, reduzindo o valor da tarifa à população.