DOCUMENTÁRIO QUE RESGATA MEMÓRIAS E TRADIÇÕES RURAIS DE PETRÓPOLIS COMEÇA A SER GRAVADO NESTE MÊS

O documentário “Ainda me Lembro do Meu Brejal” começa a ser gravado neste mês de maio em Petrópolis. O objetivo é resgatar memórias e tradições rurais a partir de entrevistas com os moradores do Brejal. Com duração de 40 minutos, o média-metragem pretende reativar as histórias reais de famílias de um lugar que teve uma rica produção cultural, interrompeu suas festas tradicionais e vem, ao longo dos anos, perdendo grande parte de suas memórias orais.

O filme tem como finalidade documentar conversas vividas pelos descendentes diretos de muitos personagens incomuns, encontrados na cartografia do lugar, com o potencial de reacender suas festas e crenças populares. As narrativas desta comunidade são destacadas como patrimônio da cidade de Petrópolis, cercada pelo desenvolvimento urbano, mas amplamente reconhecida pela maior produção de hortaliças orgânicas e agroecológicas.

O documentário parte de entrevistas com dez famílias de um lugarejo que vive o silêncio e o tempo calmo da roça. O Brejal é um lugar de fazendas centenárias, cercado de florestas, vales, rios e nascentes. No centro da localidade, encontram-se as famílias de Izael de Carvalho, Ilidia Bastos, Mercedes, Maria (Lilica) de Carvalho, Maria Gonçalves, Nelson Correia, e Lurdinha. Na região dos Albertos, estão as famílias Sinézio e Yamamoto, e na região do Juriti, as famílias Mello e Rodrigues Santana. Todas são famílias raízes, compostas de moradores que chegaram no início do século 19, plantaram, colheram, preservaram suas lendas, guardaram crenças, cantaram rezas e mantiveram as festas religiosas até o século passado, explica a diretora e roteirista, Paula Maracajá.

Comments (0)
Add Comment