DIVERSIDADE E INCLUSÃO: CONCEITO, DIFERENÇAS E COMO PROVER NAS EMPRESAS

Diversidade e inclusão são conceitos diferentes, que podem trazer benefícios para as empresas quando caminham em conjunto.

O que é a diversidade e inclusão?

Imagem: Pexels/fauxels

Da CNN

Cerca de 90% das empresas demonstram algum nível de preocupação com questões relacionadas à diversidade e inclusão corporativa. Isso foi o que revelou a pesquisa “Diversidade Aprendiz”, realizada pela OIT (Organização Internacional do Trabalho).

De acordo com o estudo, mais de 86% das empresas afirmaram que gostariam de ser reconhecidas por valorizar a diversidade.

No entanto, quando avaliado as ações colocadas em prática, o índice foi menor, indicando que cerca de 40% dessas empresas ainda não implementam programas relativos à inclusão e diversidade em sua cultura organizacional.

O mercado atual pode impulsionar uma reflexão sobre o tema, mas é necessário compreender os caminhos para promover a inclusão e ter uma equipe diversa para alcançar o reconhecimento por essas ações.

Entenda a diferença entre os conceitos de inclusão e diversidade, e como eles podem caminhar juntos na cultura organizacional da empresa.

Qual é a diferença entre diversidade e inclusão?

Diversidade e inclusão podem caminhar juntas, mas os conceitos apresentam definições diferentes entre si.

No cenário empresarial, tornar o ambiente mais inclusivo é uma maneira de estimular uma equipe diversa, com pluralidade de ideias, personalidades e vivências.

Para saber como os dois conceitos se relacionam na prática, é importante conhecer a definição de cada um.

Qual é a importância da diversidade e inclusão nas empresas?

Um estudo publicado pela Harvard Business Review apontou a relação entre o crescimento das empresas com a implementação de uma cultura diversa e inclusiva.

Segundo os dados, colaboradores de organizações que incentivam a diversidade têm 45% mais chances de relatar um crescimento na participação de mercado da companhia em um ano e 70% mais chances de declarar a conquista de um novo mercado.

A pesquisa também descobriu que ter pelo menos um profissional com características em comum com o consumidor final aumentam o entendimento do time sobre as preferências e necessidades desse usuário.

Por: CNN

Comments (0)
Add Comment