A Águas do Rio informa que, devido à redução na produção de água tratada no Sistema Guandu, administrado pela Cedae, e às oscilações no fornecimento de energia, a distribuição de água realizada pela concessionária em partes da Capital e Baixada Fluminense está comprometida, desde segunda-feira (05/02).
Regiões afetadas: Rio de Janeiro (Centro e zonas Norte e Sul), Belford Roxo, Duque de Caxias, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Queimados e São João de Meriti
Segundo a Cedae, a operação do Sistema Guandu foi reduzida a 87% da capacidade à 0h03, em virtude da chuva de domingo (04/02). A medida foi adotada para garantir a qualidade da água tratada produzida no local. A normalização do sistema ocorreu às 6h37 de hoje. Entre as regiões mais afetadas, destacam-se as cidades de Queimados e Mesquita; os bairros Austin, Rodilândia, Cacuia, Inconfidência, Carlos Sampaio, Vila Guimarães, Jardim Alvorada e Caonze, em Nova Iguaçu; o Centro de Duque de Caxias; e áreas nas pontas da rede de distribuição no município de Belford Roxo.
Além dessa redução no Sistema Guandu, oscilações no fornecimento de energia elétrica também impactaram o abastecimento em alguns pontos da Zona Norte do Rio e da Baixada, pois unidades de bombeamento que auxiliam na distribuição de água ficaram inoperantes. Na manhã de hoje, as principais unidades estão operando.
A concessionária orienta os seus clientes a reservarem a água de cisterna e caixas d’água para as atividades prioritárias até a regularização do fornecimento, e reforça que segue à disposição pelo 0800 195 0 195, disponível para ligações gratuitas ou mensagens via WhatsApp.