DIPLOMATA DOS EUA ACUSA LULA DE ANTISSEMITISMO

“Essa declaração é a pior possível”, afirmou Deborah Lipstadt em referência ao chefe de Estado brasileiro

247 – A embaixadora norte-americana Deborah Lipstadt criticou a comparação feita pelo presidente Lula (PT) entre o genocídio cometido por forças de Israel na Faixa de Gaza e o Holocausto (1941-1945), período em que cerca de seis milhões de judeus foram mortos na Alemanha nazista, comandada pelo então ditador Adolf Hitler (1889-1945). 

“O Departamento de Estado adota a definição [de antissemitismo] da IHRA [aliança internacional para a memória do Holocausto], e a definição da IHRA deixa claro que isso constitui antissemitismo”, disse Lipstadt ao jornal Folha de S.Paulo. “Essa declaração é a pior possível”.

Em fevereiro, Lula reafirmou que os ataques de Israel em Gaza são um genocídio. No dia 18 de fevereiro do mês passado, Lula disse que “não existe em nenhum outro momento histórico” o genocídio na Faixa de Gaza. “Aliás, existiu quando Hitler resolveu matar os judeus”, afirmou durante agenda na Etiópia. Um dia antes (17), o presidente afirmou que a solução definitiva para a guerra na Faixa de Gaza vai ocorrer “se avançarmos rapidamente na criação de um Estado palestino”.

Autoridades da África do Sul já denunciaram Israel na Corte Internacional de Justiça pelo crime de genocídio. A CIJ apenas recomendou que o governo israelense parasse com o massacre em Gaza, onde mais de 30 mil palestinos foram mortos desde o dia 7 de outubro do ano passado por conta dos bombardeios das forças de Israel, governado pelo primeiro-ministro Benjamin Netanyahu. 

Comments (0)
Add Comment