DIA MUNDIAL DOS ANIMAIS

Luciene Maria 

O Dia Mundial dos Animais é comemorado todos os anos em 4 de Outubro. Tudo começou em Florença, Itália em 1931, em uma convenção de ecologistas.

Todos os dias são dias dos animais, mas assim como o dia das mães, dos pais ou dos avós, esses dias específicos e especiais são válidos para que pelo menos nesses dias, eles sejam valorizados como devem ser. 

Para muitas pessoas, o animal é o único amigo, única companhia, único carinho, única alegria.

Diga não aos maus tratos! Se você não gosta dos animais, ao estar diante de um, olhe para ele pelos menos com respeito, sabendo que ali está um ser vivo. E assim como a sua, a vida deles também é importante. 

Se algum animal te serve contribuindo com o seu sustento, não se esqueça de lhe ser grato, oferecendo-lhe  condições de vida adequadas.

Quando a relação do homem para com o  animal é uma relação de respeito, de cuidado e de amor, acontece a  reciprocidade, muito gratificante para quem já conhece. São muitas e variadas demonstrações de gratidão, é uma verdadeira troca.

E por falar em troca, São Francisco de Assis é um exemplo de amor aos animais.  Ele demonstrou o respeito a todos os seres e elementos da natureza, tratando a todos como irmãos.  Que neste Dia de São Francisco de Assis que também é o Dia Mundial dos Animais, possa ser uma oportunidade de reflexão sobre a nossa responsabilidade para com os animais, sobre o exercício do dar para poder receber e sobre a necessidade de aprender a dividir com eles o mundo, que é também deles.

Se eles ainda não ocupam um lugar na sua vida, não se esqueça que o lugar que eles ocupam no mundo foi dado pelo mesmo SER SUPERIOR, que lhe deu o seu.

Comments (0)
Add Comment