O Dia Mundial da Saúde é celebrado em 7 de abril e marca o aniversário da Organização Mundial da Saúde (OMS), fundada em 1948. A data também encerra a Semana da Saúde no Brasil, instituída pelo Ministério da Saúde, que começa sempre no dia 2 desse mesmo mês. O tema da campanha da OMS neste ano é “Começos saudáveis, futuros esperançosos” e trata das saúdes materna e neonatal.
De acordo com o Rede Cegonha, programa do Ministério da Saúde, o acompanhamento pré-natal é importante para que a gestante receba as orientações necessárias, além de prevenir, de rastrear, de diagnosticar e de tratar possíveis doenças da gestação e aumentar a chance de uma gravidez saudável. Ainda segundo o órgão, o ideal é a realização de pelo menos seis consultas distribuídas ao longo do período gestacional.
Dados do Sistema de Informação em Saúde para Atenção Básica (Sisab) mostram que o estado do Rio de Janeiro teve 13.765 gestantes que realizaram seis ou mais atendimentos pré-natais em 2024 – uma queda de 41% em relação a 2023, quando houve 23.457. O Protocolo Estadual de Atenção ao Pré-Natal de Risco Habitual, elaborado pela Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, também prevê no mínimo seis consultas.
Anadem
A Anadem foi criada em 1998. Como entidade que luta pela categoria e seus direitos, promove o debate sobre questões relacionadas ao exercício da medicina, além de realizar análises e propor soluções em todas as áreas de interesse dos clientes, especialmente no campo jurídico.