DIA MUNDIAL DA SAÚDE MENTAL

Cuidado com as emoções: transtornos mentais são a principal causa de incapacidade

Manter a saúde mental em dia não é tarefa fácil. A todo momento somos tomados por situações do dia a dia que nos tiram a paz dando vez ao estresse e é aí que entra o tão importante controle emocional. “O estresse é uma reação natural diante de desafios e precisamos dele para nos proteger dos perigos contemporâneos, mas quando isso se torna constante, pode comprometer, e muito, a saúde mental”, destaca a psicóloga Mariana Finco.

O grande segredo para uma mente saudável é controlar as emoções diante das adversidades da vida, uma vez que pequenos desafios consomem uma grande carga de energia física e mental. Mariana reforça que, para isso, a nossa mente precisa de exercícios constantes: “Manter a saúde mental é um processo contínuo, dia a dia, assim como hábitos de higiene não podem ser negligenciados”.

Hábitos para manter a saúde mental em dia:

– Sono de qualidade

– Alimentação saudável

– Exercícios físicos regulares

– Fazer coisas que te façam feliz

– Interação social. Saia com amigos e tenha momentos de papos descontraídos com familiares

– Reserve um tempo só para si, para fazer algo que te faça bem. Considere não fazer nada. Se permita descansar

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, OMS, os transtornos mentais são a principal causa de incapacidade. Um estudo da Organização revela que pessoas com condições graves de saúde mental morrem, em média, de 10 a 20 anos mais cedo do que a população em geral.

Mas como lidar com o estresse?

Estar consciente dessa situação é um passo fundamental, por isso o autoconhecimento é tão importante. Se conhecer bem, saber quando é o seu limite e mudar a rota dos sentimentos faz toda a diferença.

Sentiu que está difícil lidar com as emoções ou com a rotina, busque apoio profissional. O acompanhamento psicológico pode ser um passo importante.

Dicas para aliviar o estresse:

            •          Tenha a respiração consciente: Práticas como respiração profunda ou meditação podem trazer calma rapidamente

            •          Faça exercícios físicos: Atividades físicas ajudam a liberar endorfina, o que contribui para o bem-estar

            •          Identifique gatilhos: Saber o que provoca seu estresse é essencial para poder lidar melhor com ele

            •          Desconecte-se: Pausas e momentos longe das fontes de estresse são fundamentais para descansar a mente. “Gosto muito de ensinar meus pacientes a valorizarem o simples, como um café gostoso, apreciar uma flor ou até mesmo conversar com uma criança”, destaca a psicóloga

            •          Fale o que sente: Compartilhar o que está passando com pessoas de confiança ou com um profissional pode aliviar o peso emocional

Lembre-se: Saber dizer “não” quando necessário é evitar sobrecargas. Priorize-se!

Contato:

Criz Campos

Assessora de Imprensa

(11) 99194-1417

Comments (0)
Add Comment