O Dia Mundial da Propriedade Intelectual oferece uma oportunidade única para você se unir a pessoas do mundo inteiro em um momento de reflexão sobre as contribuições da propriedade intelectual (PI) para a vitalidade da cena artística mundial e para a inovação tecnológica que impulsiona o progresso humano. A campanha também é uma oportunidade de destacar o papel que os direitos de PI – como patentes, marcas, desenhos industriais e direitos de autor – desempenham no incentivo à inovação e à criatividade.
O Dia Mundial da Propriedade Intelectual destaca a importância de um sistema de PI equilibrado, que reconheça e recompense os inventores e criadores por seu trabalho e, ao mesmo tempo, possibilite à sociedade se beneficiar da criatividade e engenhosidade desses indivíduos. Os direitos de PI permitem que pesquisadores, inventores, empresas, designers, artistas e outros criadores protejam legalmente os produtos de sua inovação e criatividade e obtenham por eles um retorno econômico.
Abertura
9h30 – 10h
Mesa Redonda
10h – 10h50 “Transição Energética e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”
Mediadora: Adelaide Antunes (Academia de Propriedade Intelectual/Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI)
Palestrante: Suzana Borschiver (Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ)
Palestra
11h – 11h30
“A importância da Propriedade Intelectual para o desenvolvimento sustentável sob a ótica da saúde”
Palestrante: Pedro Duarte Caldas (Fundação Oswaldo Cruz)
Mesa Redonda
11h40 – 12h30
“Como as Tecnologias desenvolvidas pelas ICTs Podem Ajudar no Cumprimento dos ODS”
Mediador: José Brant de Campos (UERJ)
Palestrantes: Rafael Pinho de Morais (UERJ)
Workshop
14h – 14h30
“Propriedade Intelectual e Metas de Desenvolvimento Sustentável”
Palestrante: David Kellis (United States Patent and Trademark Office)
Mesa Redonda
14h40 – 15h30
“Planejamento Urbano Sustentável: Soluções e Ações para a Cidade do Rio” (UFRJ)
Mediador: Diego Allonso (UFRJ) · Palestrantes: Thereza Paiva (UFRJ) e Julia Zardo (Firjan)
Mesa Redonda
15h40 – 16h30
“Propriedade Intelectual, ODSs e direitos dos povos indígenas”
Mediador: Daniel França Oliveira (Academia de Propriedade Intelectual/Instituto Nacional da Propriedade Industrial) Palestrante: Fernanda Kaingang (Museu do Índio)
17h Desfile de Moda Sustentável (UFRJ e PUC-Rio)
Espaço LAB
10h, 11h, 12h, 14h e 15h Oficina: Jogo da Vida da PI – Jogos de tabuleiro com monitoria (INPI)
Responsável: Patrícia Peralta, Patrícia Ferreira e Patrícia Trotte, líder do Programa PI nas Escolas (INPI)
14h30 e 15h30 Oficina: Sons da ciência – Uso de podcasts no processo de alfabetização científica (UERJ)
Responsável: Maria Cristina Ferreira dos Santos (UERJ)
Área Externa
9h às 20h
Exposição de tecnologias promovida por Instituições de Ciência e Tecnologia (UFRJ, Fiocruz, UERJ)
Sobre os palestrantes
Adelaide Maria de Souza Antunes
Engenheira Química Msc., Dsc., MBA UFRJ, Pós Doc Instituto Francês de Petróleo, Profa Emérita UFRJ e Especialista Sênior da Academia de Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento do INPI.
Fernanda Kaingang
Advogada indigena, é doutora pela Universidade de Leiden (Bélgica) e é diretora do Museu do Índio.
Daniel França Oliveira
Pesquisador em propriedade industrial no INPI, é doutor em relações internacionais pela PUC-RIO, é professor do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual da Academia do INPI, e é membro da Rede de Apoio aos Guardiões dos Saberes Biodiversos (RAGU).
David Kellis
David Kellis é bacharel em engenharia mecânica pela Brigham Young University e mestre em administração pela University of Colorado–Boulder e formado pela pela Harvard Law School. Atualmente, é o diretor principal em assuntos relacionados à proteção e aplicação de direitos de PI nas embaixadas e consulados dos EUA na Argentina, Brasil, Guiana Francesa, Guiana, Paraguai, Suriname, Uruguai e Venezuela.
Diego Allonso
Possui graduação em Ciências Biológicas Modalidade Médica (2008), mestrado (2010) e doutorado em Ciências Biológicas – Biofísica (2014) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com período sanduíche no Instituto de Medicina Tropical Pedro Kouri, em Havana, Cuba.
Maria Cristina Ferreira dos Santos
Professora Associada do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira da UERJ. Licenciada em Ciências Biológicas (UERJ), Mestre em Ciências Biológicas (UFRJ) e Doutora em Educação (UFF), leciona na Educação Básica, Graduação e Pós-graduação na UERJ.
Julia Zardo
Graduada em Jornalismo pela PUC-RJ, possui mestrado em Mídia e Mediações Sócio-Culturais e doutorado em Políticas
do Programa PI nas Escolas. Licenciada em Matemática e Mestre em PI e Inovação pela Academia do INPI. Desenvolve trabalhos de pesquisa relacionados à educação em propriedade intelectual.
Pedro Duarte Caldas
Mestre em Inovação Tecnologia e Propriedade Intelectual pelo INPI (2018), possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Publicidade e Propaganda nas Faculdades Integradas Hélio Alonso (FACHA). Possui experiência nas áreas de Biologia e Comunicação, com ênfase na divulgação da cultura de inovação, transferência de tecnologia e propriedade intelectual. Atuou no Nit-Rio (Núcleo de Inovação Tecnológica vinculado ao MCTI) estimulando a divulgação de tecnologias/ serviços e competências de Unidades de Pesquisas para setor produtivo. Na Redetec atuou no gerenciamento de projetos relacionados ao fomento de inovação no Estado do Rio de Janeiro. Atualmente, atua na Fiocruz na área de prospecção de parcerias e negócios na Coordenação de Gestão Tecnológica (Gestec), da Vice-Presidência de Produção e Inovação em Saúde da Fundação.
Rafael Pinha de Morais
PhD em Economia pela Toulouse School of Economics e bacharel em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professor Adjunto da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FCE-UERJ) e professor pesquisador do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas (PPGCE-UERJ)
Regina Tunes
Professora Adjunta do Departamento de Geografia Humana do Instituto de Geografia (IGEOG) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre e Doutora pelo Programa de Geografia Humana da FFLCH/USP, atuando especialmente na pesquisa voltada para a Geografia Econômica e Geografia Regional. Pesquisadora do grupo de pesquisa Metamorfoses Urbanas e Regionais do Laboratório de Estudos Regionais do DG/USP, Pesquisadora do Núcleo Rio de Janeiro do INCT Observatório das Metrópoles e Vice-Líder da Rede Latino-Americana Espaço e Economia (Relaee). Pesquisadora ProCientista (FAPERJ/UERJ) e Jovem Cientista do Nosso Estado (JCNE – FAPERJ). Editora-Chefe do periódico GeoUERJ (Qualis A1). Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Geografia Econômica (NEPGE) do Departamento de Geografia Humana do IGEOG/UERJ.
Suzana Borschiver
Engenheira Química, Prof Titular da Escola de Química da UFRJ, com doutorado em engenharia de processos químicos e bioquímicos e pós-doutorado empresarial na área de gestão e inovação tecnológica. Autora de diversos livros e artigos relacionados a Roadmap Tecnológicos, Economia Circular e Inovação. Orientadora de mais de 70 teses de Mestrado e Doutorado e consultora e coordenadora de trabalhos e estudos nacionais e internacionais, Especialista em Gestão da Propriedade Intelectual. Coordenadora do NEITEC- Núcleo de Estudos Industriais e Tecnológicos e conselheira do CNPE- Conselho Nacional de Políticas Energéticas do MME.
Thereza Cristina de Lacerda Paiva
Possui graduação em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1992), mestrado em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1995) e doutorado em Física pela Universidade Federal Fluminense (1999). Atualmente é professora titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Assessora da Secretaria de Ciência e Tecnologia da Prefeitura do Rio de Janeiro (SMCT). É co-fundadora e coordenadora do Tem Menina no Circuito, uma iniciativa para atrair meninas para as ciências exatas.
O evento do Dia Mundial da Propriedade Intelectual no CCBB RJ é promovido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pela OMPI. A programação conta com a parceria dos Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs) da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) e Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), além do Escritório de Patentes e Marcas dos Estados Unidos (USPTO, na sigla em inglês).