DIA INTERNACIONAL DA MULHER NEGRA, LATINO-AMERICANA E CARIBENHA CELEBRADO EM MESQUITA

Roda de conversa acontece hoje, sexta feira, no Espaço da Mulher Mesquitense, na Vila Emil

Nesta sexta-feira, dia 28 de julho, será realizada uma roda de conversa com o tema “Desconstruindo Padrões Violentos”, em alusão ao Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha, comemorado em 25 de julho. O evento ocorrerá no Espaço da Mulher Mesquitense, na Rua Libânia 195, na Vila Emil, a partir das 14h e as inscrições podem ser feitas previamente, no próprio local.

Para a roda de conversa, algumas participações especiais são esperadas. São elas: Sônia Lopes, coordenadora do Centro Integrado de Atendimento à Mulher da Baixada Fluminense; Ana Paula Ramos, subsecretária de Direitos Humanos e Promoção da Cidadania do município de Queimados; Gisele Santos, advogada do Centro Especializado de Atendimento à Mulher de Mesquita e Maria da Glória  Bastos, comandante da guarda municipal de Queimados.

“Sabemos dos obstáculos que as mulheres normalmente enfrentam para se impor não só como profissionais, mas também como cidadãs. Esse caminho é ainda de mais percalços quando se tratam de mulheres pretas. Então, não poderíamos deixar uma data tão importante assim passar sem celebrar e, o mais importante, discutirmos avanços e possíveis políticas públicas para valorizar essas mulheres”, frisa Nara Cristina Lucena, subsecretária municipal de Assistência Social de Mesquita.

Espaço da Mulher Mesquitense

Local escolhido para a roda de conversa em alusão ao Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha, o Espaço da Mulher Mesquitense oferece cursos profissionalizantes na área da beleza e estética, criando oportunidades de qualificação profissional destinadas exclusivamente às mulheres de Mesquita. Ali há capacitações de Barbeira, Cabeleireira, Depilação, Trancista com mega hair e Design de Sobrancelhas, além de oficinas voltadas principalmente para a valorização da autoestima feminina, como as turmas de Ritmos.

“Os cursos têm carga horária que varia de 50 a 100 horas, com encontros realizados duas vezes por semana e exercícios práticos e teóricos. Além disso, são passadas atividades extracurriculares que proporcionam mais aprendizados e experiências às alunas”, informa Silvânia Almeida, coordenadora municipal de Políticas para Mulheres de Mesquita e gestora do Espaço da Mulher Mesquitense.

Para participar das atividades, é necessário ter mais de 16 anos e apresentar RG, CPF, e comprovante de residência de Mesquita. O atendimento no Espaço da Mulher Mesquitense é realizado de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Comments (0)
Add Comment