A partir de terça-feira (02/07), o Detran.RJ começará a emitir o novo modelo da Carteira de Identidade Nacional (CIN) para todos os cidadãos. O documento visa evitar fraudes e utiliza o CPF como único número de identificação. A primeira via da CIN é gratuita, sem taxas ou Duda. Desde janeiro de 2023, o Detran tem realizado a emissão escalonada do documento por idade, totalizando 659.283 carteiras produzidas até agora no estado.
Para solicitar a CIN, é necessário apresentar certidão de nascimento e número de inscrição no CPF. Quem não tiver CPF pode obtê-lo através do site da Receita Federal ou em unidades conveniadas como Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Correios e cartórios de Registro Civil. A partir de 2032, a CIN será obrigatória em todo o Brasil.
O presidente do Detran.RJ, Glaucio Paz, destaca a segurança do novo documento, que inclui um QR Code para verificar autenticidade e status de segurança. Além de características gráficas anti-fraude, a CIN possui um código internacional MRZ, usado em passaportes, facilitando o uso como documento de viagem nos terminais de autoatendimento dos aeroportos.