Os estudantes da Universidade Estadual do Rio de Janeiro – Faculdade de Formação de Professores (UERJ/FFP), em São Gonçalo, resolveram desocupar o campus, na última quinta-feira (12), de forma voluntária, após quase dois meses de ocupação em protesto contra o Ato Executivo de Decisão Administrativa (AEDA) 038/Reitoria/2024, que resultou em cortes nas bolsas e auxílios estudantis de centenas de alunos.
No dia em que tomaram conhecimento sobre o ato administrativo,em 27 de julho, os estudantes convocaram uma Assembleia Estudantil para decretar estado de greve. No dia 29 do mesmo mês, decidiram pela ocupação imediata do campus, permanecendo no local até a última semana.
Para tentar encontrar uma solução para o caso, o Tribunal de Justiça do Rio marcou para a próxima terça-feira (17), uma audiência especial com estudantes e representantes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) para tratar sobre o processo de reintegração de posse, relacionado a desocupação de alunos dos espaços da instituição.
A universidade confirmou que enviará representantes à audiência, que está marcada para às 11h.