DEPUTADOS APROVAM PROJETO QUE COLOCA RS EM ESTADO DE CALAMIDADE PÚBLICA ATÉ 2026

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul aprovou na terça-feira (14) uma proposta que dispensa o governo estadual de cumprir metas fiscais e outras restrições orçamentárias nos próximos dois anos, em resposta à crise desencadeada pelas enchentes no estado.

O texto coloca o Rio Grande do Sul em estado de calamidade pública até junho de 2026. O projeto de decreto legislativo foi encaminhado pelo governo de Eduardo Leite (PSDB) à Assembleia na última sexta-feira (10) e tramitou em caráter de urgência.

A sessão foi realizada online e vários parlamentares enfrentaram problemas para acessar a videoconferência por conta de falhas na internet. O quórum mínimo para a votação era de 16 deputados, e a proposta precisava do apoio de metade dos presentes. O projeto foi aprovado com 53 votos.

De acordo com o governo do estado, o objetivo da medida é “atenuar os efeitos negativos da catástrofe ocorrida para a economia”. A proposta ainda estabelece que o estado de calamidade pode ser prorrogado caso o governador faça um novo pedido. Caberá à Assembleia, então, avaliar se o projeto deverá ser estendido.

Comments (0)
Add Comment