DENGUE TEM CRESCIMENTO DE QUASE 600% NO RIO ENTRE 2023 E 2024

Foram quase 10 mil casos apenas nas três primeiras semanas de 2024.

Os casos de dengue no Rio cresceram cerca de 600% entre 2023 e 2024, totalizando 9.963 casos nas primeiras três semanas. Oito das nove regiões do estado apresentam tendência de alta, conforme revelado no Plano Estadual de Combate à Dengue. A média de positividade nos testes é de 35%, chegando a 80% em alguns locais.

A situação pode se agravar, uma vez que existem quatro sorotipos de dengue em circulação. Atualmente, os tipos 1 e 2 estão presentes, enquanto o tipo 3 não atinge o Rio desde 2007, embora tenha casos confirmados em Minas Gerais e São Paulo, gerando preocupação.

O governador Cláudio Castro anunciou um plano de contingenciamento que inclui o treinamento de profissionais de saúde para atender gestantes conforme a demanda, alocação de 4 milhões em equipamentos e insumos para municípios com maior incidência, salas de hidratação para até 8 mil pacientes diários, ampliação da base de pesquisa e dados abertos, criação de 160 leitos em nove hospitais de referência, preparação do estado para uma possível epidemia de dengue e integração com os municípios por meio de planos de contingência.

Comments (0)
Add Comment