Presidente afirmou ainda que a defesa da Constituição Federal é “dever de todos”
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lembrou nas redes sociais os atos criminosos de 8 de janeiro, que completou um ano na segunda-feira, e afirmou que a democracia brasileira está “inabalada e fortalecida”.
“Democracia inabalada e fortalecida. Neste 8 de janeiro, um ano depois da tentativa de golpe, Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal reforçam o compromisso com a Constituição do Brasil. A defesa da Carta Magna é dever de todas e de todos. A democracia nos une. Bom dia”, escreveu Lula.
Às 15h, o presidente participou ao lado de autoridades dos Três Poderes da cerimônia que relembrará o 8 de janeiro no Congresso Nacional.
Em entrevista à CNN, Lula disse que jamais imaginaria que atos como os vistos há um ano em Brasília poderiam ocorrer no país.
“Eu não imaginava que a ignorância tivesse chegado a tal ponto, sabe, de um presidente sem controle emocional, desmoralizado pela quantidade de mentiras contadas durante toda a campanha, tivesse inventado uma coisa daquela”, disse. “E o que é vergonhoso é que inventou e fugiu. Não teve coragem de participar”.
“Eu perdi três eleições seguidas. Ou seja, quando a gente perdia, a gente voltava pra casa e ia chorar as mágoas”.
Fiquei vendo a invasão, fiquei vendo as manifestações. Liguei para algumas pessoas aqui. Liguei para o Flávio Dino (ministro da Justiça). Outras pessoas me ligaram. E foi um momento de tensão. Ou seja, era uma coisa, eu diria… que eu não imaginei que poderia acontecer no Brasil novamente