DEFINIÇÃO DA ORDEM DO DESFILE VAI IMPULSIONAR O CARNAVAL DE 2026 

A partir do dia 11 de abril quando acontecerá na Cidade do Samba o sorteio para definir a ordem do desfile das escolas de samba que estão no grupo especial, vai começar impulsionar o ritmo da produção das agremiações, visando os preparativos do desfile na Sapucaí para o próximo carnaval. 

A LIESA através da RIO CARNAVAL, que organiza o desfile do grupo especial vai ter que rever junto com as escolas afiliadas algumas questões que ficaram pendentes no carnaval de 2025. Pelo que foi apurado são questões recorrentes que a cada ano vai se agravando.  

Analisando o quesito segurança do entorno da passarela do samba, às Vias de acesso e de dispersão a cada ano por mais que tenha aumentado o efetivo de agentes públicos de segurança (PM e Guardas Municipal), o aumento da violência tem deixado o público que vai assistir ao desfile das escolas, ficarem inseguros ao se dirigir para assistirem o desfile. As recorrências da violência estar repercutindo nos meios de comunicação nacional e internacional, fazendo uma imagem negativa. Outro ponto crônico é a péssima estrutura do equipamento de áudio que é colocado à disposição das escolas. Entra ano e sai ano, não se consegue tirar um bom som dos equipamentos disponibilizados para o desfile. A venda de ingressos tem sido outro ponto crítico. No carnaval de 2026, teve muitas reclamações nos lotes que foram disponibilizados à venda logo após ao término do carnaval de 2025.Não teve divulgação, acabando privilegiando grupos que comercializam posteriormente, majorando os preços das frisas, camarotes e ingressos. 

Com o aumento dos dias de desfiles, que agora são três, o término das apresentações das escolas a cada dia acabou mais cedo, ficando com mais tempo para as festas nos camarotes, que acabaram por volta das 10 horas da manhã, acirrando a disputa de potência de som entre os camarotes. Esse expediente nesse ano principalmente, acabou comprometendo diretamente no desempenho da banca de jurados. A novata julgadora do quesito samba enredo, a senhora Ana Paula Fernandes, acabou não lançando as notas, alegando que o barulho que vinha do camarote próximo a cabine que ela estava, o som estava ensurdecedor, prejudicando seu raciocínio a ponto de ela não ter feito o lançamento final das notas de três escolas .um outro ponto que prejudicou o desempenho técnico da evolução das escolas ,foram as três cabines de jurados que ficaram próximas, fazendo com que as apresentações dos segmentos(comissão de frente, bateria…) das escolas que foram avaliados pelos jurados atrasassem o andamento do desfile de cada uma delas. Todas perderam desempenho. Algumas perderam pontos.  

por Amaury Oliveira

Comments (0)
Add Comment