A Defesa Civil do Rio de Janeiro promoveu, na terça-feira, um simulado de desocupação em mais de 10 locais dentro do estado voltados ao atendimento de pessoas com transtornos e deficiências físicas, intelectuais, visuais e auditivas. Niterói, na Região Metropolitana, foi uma das cidades que o exercício aconteceu.
A ação faz parte de uma série de treinamentos voltados à segurança em situações de emergência. Durante a simulação, sirenes foram acionadas e agentes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros orientaram alunos e profissionais para evacuarem as salas.
O objetivo da iniciativa foi instruir a forma correta de como agir em situações de emergência, como em ocorrências de incêndios e desastres naturais, por exemplo.
“O simulado de desocupação realizado é um passo importante para garantir que todos, incluindo pessoas com transtornos e deficiências, saibam como agir de forma segura em situações de emergência. Nosso compromisso é com a segurança de toda a população, e esse treinamento reforça a necessidade de fortalecimento da inclusão social e a preparação adequada em diferentes contextos”, finalizou o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Tarciso Salles.