São Gonçalo, Teresópolis, Campos dos Goytacazes, Nova Friburgo, Niterói, Três Rios e a capital vão receber as competições de sete modalidades esportivas
Na próxima sexta-feira, sábado e domingo (5, 6 e 7), as competições pré-classificatórias dos Jogos Escolares do Rio de Janeiro (JERJ), organizados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria estadual de Esporte e Lazer, vão agitar a garotada em sete cidades: São Gonçalo, Teresópolis, Campos dos Goytacazes, Nova Friburgo, Niterói, Três Rios e a capital. Desde o início das competições em junho, mais de dez municípios já receberam as provas do JERJ, incluindo, pela primeira vez, regiões dos Lagos, Serrana, Norte e Sul fluminenses. A grande final está marcada para o dia 30 de junho, na capital fluminense, com partidas abertas ao público e entrada franca.
No fim de semana, São Gonçalo, na Região Metropolitana, recebe partidas de Basquete; Teresópolis, na Região Serrana, e Três Rios, no Centro-Sul fluminense, serão palco de competições de Xadrez. Já no Norte do estado, a cidade de Campos dos Goytacazes recebe as provas de Futsal; Nova Friburgo, de volta à Região Serrana, recebe competições de Handebol. A capital será anfitriã das disputas de Triathlon e Ginástica Rítmica; e a vizinha Niterói vai abrigar as disputas de Karatê.
Para Brian Barreto, ginasta do JERJ, de 16 anos, aluno do Colégio Estadual André Maurois, o esporte foi um ponto importante para o desenvolvimento pessoal e para aprender diversos valores.
– O esporte é muito importante na minha vida, porque aprendi a ter caráter, respeito, educação, disciplina e responsabilidade – afirmou o aluno-atleta.
A mãe de Bryan, a professora Mari Rodrigues, ressalta a importância do esporte na vida de um jovem, destacando o orgulho e felicidade que sente pelo filho.
– O coração da mãe fica muito feliz. Eu estou muito orgulhosa, pois tenho um filho responsável e disciplinado. É muito importante o esporte na vida do jovem, especialmente para ensinar respeito, disciplina e responsabilidade. E ver o Bryan deixa meu coração cada dia mais orgulhosa e mais feliz – declarou Mari Rodrigues.
O estudante-atleta Christopher Santana, de 12 anos, aluno da Escola Municipal Manoel Cícero, pratica ginástica artística há sete anos e já venceu o Campeonato Brasileiro de 2021. Com a experiência acumulada, ele diz que já sonha em competir nas Olimpíadas.
– O esporte mudou tudo. Tenho bastante incentivo da minha família e dos amigos, o que me possibilita conhecer vários lugares pelo Brasil e pelo mundo. Meu maior sonho é ser campeão olímpico – contou o jovem atleta.
Haroianne Teodoro é mãe de Christopher. Para ela, o sonho do filho mudou a vida da família e fez com que se mudassem para o Rio de Janeiro em busca da tão aguardada participação nas Olimpíadas.
– O sonho dele se tornou tanto o nosso, que viemos morar no Rio de Janeiro por causa dele. Esperamos que ele consiga realizar todos os planos, que chegue a sua tão sonhada Olimpíadas sabendo que o apoio nunca irá faltar– contou a mãe do atleta.
O JERJ é realizado pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, em parceria com a Federação de Esportes Estudantis do Rio de Janeiro (Feerj). Ao todo, participam das atividades, 71 municípios do Rio de Janeiro, com cerca de 650 escolas públicas e privadas inscritas, e mais de 5 mil estudantes nas equipes, classificando a garotada para as competições a nível nacional.
Destinada a jovens de 11 a 17 anos, a competição abrange 20 modalidades esportivas, como atletismo, basquete, futsal, ginástica artística, natação e vôlei, entre outras. Com um calendário fixo de competições, as etapas pré-classificatórias percorrerão as cinco regiões administrativas do estado. Para acompanhar o cronograma completo e obter mais informações sobre o programa, acesse: www.jerj.com.br
Confira a programação do final de semana: www.jerj.com.br
Sobre os Jogos Escolares do Rio de Janeiro (JERJ):
Com o objetivo de fomentar a prática esportiva para crianças e adolescentes, a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer criou o programa que oferece, de forma gratuita, todos os subsídios para os estudantes das redes pública e privada terem acesso às práticas esportivas, que são fortes potencializadores da transformação social. Em uma política pública estruturante, o programa inclui a oferta de: equipe técnica, locais de competição, uniformes, troféus e medalhas. Além disso, os classificados terão a oportunidade de representar o Rio de Janeiro em competições organizadas pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) e pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) em diversas partes do país. A iniciativa também prevê a inscrição dos alunos em torneios como os Jogos Escolares Brasileiros e os Jogos da Juventude. O programa é desenvolvido com recursos da Lei Pelé, totalizando aproximadamente R$12 milhões de reais investidos.
Confira mais informações sobre o programa e acompanhe os resultados de cada categoria no site: www.jerj.com.br
Crédito: Divulgação SEEL-RJ/Davi Rocha