CÚPULA DA SEGURANÇA DO RIO RECEBE O MINISTRO EDSON FACHIN, DO STF, NO CENTRO INTEGRADO DE COMANDO E CONTROLE

Durante a visita, o ministro conheceu o funcionamento do serviço de emergência 190 da Polícia Militar e a sala de monitoramento das câmeras corporais e de reconhecimento facial

Na terça-feira (02/07), o ministro Edson Fachin, relator da ADPF 635 no STF, visitou o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) do Rio de Janeiro. Lá, assistiu a apresentações da Polícia Civil sobre o ambiente complexo das operações nas comunidades e da Polícia Militar sobre o uso de 13 mil câmeras corporais, o maior contingente do país, essenciais para o patrulhamento.

Após as apresentações, Fachin conheceu o funcionamento do serviço de emergência 190 da PM, a sala de monitoramento das câmeras corporais e de reconhecimento facial, além do CICC Móvel, usado em grandes eventos.

“O que vivenciam no Rio não tem paralelo no Brasil. Espero homologar o novo plano de segurança do Rio na decisão final, que poderá servir de modelo”, destacou Fachin.

Os secretários de Polícia Militar, Marcelo de Menezes, e de Polícia Civil, Marcus Amin, afirmaram que a ADPF melhorou os protocolos de segurança no estado. O procurador-geral de Justiça do Rio, Luciano Mattos, acompanhou a visita e elogiou os controles implementados pelas polícias.

“O investimento maciço do governador Cláudio Castro em tecnologia de segurança pública é evidente. A ADPF também facilita o diálogo com o STF, MP e Defensoria. A letalidade violenta diminuiu, alcançando o menor índice em 34 anos nos primeiros cinco meses deste ano”, destacou o secretário de Segurança Pública, Victor dos Santos.

Comments (0)
Add Comment