CULTURAS DO CENTRO DA TERRA

Dia da baixada e do trabalhador vão ser comemorados juntos

Dia 30 de abril e 1 de maio vão ser comemorados pelo Comitê de Lutas Popular e Sindical da Baixada.

O dia da baixada é referência a inauguração da primeira ferrovia do Brasil, no trecho entre Rio x Petrópolis, estrada de ferro Dom Pedro lI.

O Primeiro trecho da ferrovia ligava o Porto de Mauá, no centro do Rio de Janeiro até a localidade, que hoje é o distrito de Piabetá no município de Magé.

Em 1858 foi inaugurado todo o trecho que ligava a capital do Império a São Paulo e Minas Gerais. A estação localizada no atual município de Nova Iguaçu se chamou Maxambomba, tornando distrito e a partir de 1891 foi alçada a cidade de Nova Iguaçu, que é considerada a cidade mãe da Baixada Fluminense. Com uma vasta dimensão de território que depois foi desmembrada para surgir os municípios de Belford Roxo, Caxias, São João de Meriti, Nilópolis, Queimados, Japeri e Mesquita.

A Baixada Fluminense na atual configuração tem 13 municípios, com cerca de 4 milhões de habitantes. O Comitê de Lutas Popular e Sindical da Baixada Fluminense pelo segundo ano consecutivo vai comemorar juntos o dia da baixada (30/04) e o dia do trabalhador (01/05), na praça Santos Dumont, em Nova Iguaçu.

O comitê vai realizar várias atividades, como: música, sorteios, serviços e brincadeiras, etc.

É a festa do trabalhador e da família, nesse dia 1 de maio além do Comitê de Lutas Popular e Sindical da Baixada, este ano estarão na organização o Comitê de Lutas Suprapartidário Elineia Peixoto e o Partido dos Trabalhadores de Nova Iguaçu.

A festa vai começar às 9 horas com o seu término previsto para às 15 horas.

Por AMAURY OLIVEIRA

Comments (0)
Add Comment