A LUTA PELA LIBERDADE DE IMPRENSA NO BRASIL
Por AMAURY OLIVEIRA
No último dia 07 de abril, os jornalistas de todo Brasil comemoraram o seu dia.
Geovanni Battista Líbero Badaró tornou-se símbolo da luta pela liberdade de expressão no Brasil, em função do seu assassinato.
Badaró chegou da Itália em 1826 para morar em São Paulo e exercer a profissão de médico. Em 1830 fundou o jornal ‘’Observador Constitucional’’, para denunciar os abusos cometidos pelo governo. Em novembro do mesmo ano foi assassinado, o que gerou revolta popular, aumentando o descontentamento contra o imperador D. Pedro I.
Essa luta contra o arbítrio que é exercida até hoje, leva os jornalistas principalmente nessa data, refletirem sobre a importância do exercício da profissão com seriedade, para que não haja manipulação da informação que chega para a sociedade, contribuindo para o esclarecimento dos fatos.
O jornalista exerce um papel fundamental perante a sociedade, pois contribui para a promoção do debate público e formação de opiniões com a circulação dos fatos reais.
A missão do jornalista é pesquisar uma informação, transforma-la em mensagem e publica-la no meio mais adequado, para atingir um público que vai absolver o conteúdo e fazer um juízo de valores.
A FENAJ – FEDERAÇÃO NACIONAL DO JORNALISTA e ABI – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE IMPRENSA defende a liberdade de expressão para fortalecer o processo democrático, lutando contra a violação que o jornalista sofre no exercício da profissão.