Utilizando nomes e fotos de pessoas envolvidas no acidente, os golpistas têm criado perfis falsos para disseminar fraudes
Em meio à comoção e ao luto causado pela queda do avião da Voepass em Vinhedo (SP) na sexta-feira (9), criminosos têm se aproveitado da dor das famílias das vítimas para aplicar golpes na internet. Utilizando os nomes e fotos de pessoas envolvidas no trágico acidente, os golpistas têm criado perfis falsos em redes sociais para disseminar fraudes, incluindo pedidos de doações e promoção de jogos de azar, segundo o UOL.
Nas últimas horas, perfis falsos têm surgido rapidamente, especialmente no Instagram, com o nome de vítimas como a advogada Laiana Vasatta, que perdeu a vida na tragédia. Em um desses perfis, os criminosos estão promovendo um jogo de azar conhecido como “jogo do tigrinho”, além de pedir que os seguidores sigam um perfil no TikTok, também recém-criado.
Além disso, os golpistas têm utilizado imagens de familiares enlutados, criando contas fake em nome dessas pessoas para solicitar doações supostamente destinadas ao reconhecimento dos corpos e aos custos de translado, velório e enterro das vítimas.