“CRIASOM” MOSTRA ARTE DE HEITOR DOS PRAZERES, NO CCBB, A PARTIR DE SÁBADO, DIA 2 DE SETEMBRO

Todos os visitantes são convidados a tocarem instrumentos não convencionais no CCBB Educativo Rio,

Já pensou em participar de um bloco de carnaval dentro do CCBB Rio, inspirado em um dos pioneiros da cultura popular carioca? Esse é um dos convites da atividade Pequenas Mãos – “CriaSom”, desenvolvida no CCBB Educativo Lugares de Culturas alinhada à exposição “Heitor dos Prazeres é meu nome”, que está em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro até 18 de setembro de 2023. As famílias e seus pequenos terão a oportunidade de conhecer um pouco mais do trabalho do multiartista e da tradição carioca de fazer sambas e carnaval. A atividade gratuita faz parte da programação da primeira quinzena de setembro do Programa CCBB Educativo nos sábados do mês (até dia 16), às 14h e no feriado da Independência, no dia 7.

A atração, envolve instrumentos musicais não convencionais, como um pet fone (garrafas pet cheias de ar comprimido) tocado com baquetas e um “xilofone” de sinos. O público é convidado, ainda, a ler uma partitura e a tocar as letras de sambas conhecidos. Ouvem músicas como “Pierrot apaixonado” e “Eu cheguei moçada” e são incentivados a dançarem ou se moverem no ritmo da música e participarem de um bloco de carnaval, no qual podem cantar, dançar e tocar os instrumentos criados.

Ainda aos sábados, às 11h, estreia na programação do CCBB Educativo Lugares de Culturas a atividade Pequenos Exploradores, que mostra ahistória do CCBB às famílias de um modo diferente. A viagem começa no quinto andar, onde os participantes buscam na biblioteca uma importante pista que permite acessarem orientações para outras etapas sucessivas, envolvendo bilhetes, baús e mapas, numa verdadeira caça aos segredos da histórIA

Também o Caminhos da Memória – Patrimônio, às quartas e sextas, às 12h e 18h, leva os visitantes aconhecerem o passado através da arquitetura e questiona as histórias que guardam as paredes de um prédio. Os educadores e o público percorrem o espaço que abriga CCBB Rio para conhecerem mais sobre sua arquitetura e sua história. A visita com duração de 1hora é aberta destinada a todos as idades.

No Laboratório de Artes – Na Cabeça do Heitor a ideia é colocar a mão na massa e soltar a sua imaginação. Neste processo se passam muitas coisas, ideias, músicas e histórias, sempre inspirados pela relação do artista com o carnaval e pelo samba. A proposta é experimentar a criação de um figurino em um boneco de manequim, desde o esboço até a confecção de peças com materiais alternativos.

Outra novidade é o início das visitas mediadas à exposição “Evandro Teixeira. Chile 1973”, que ocorrerão às segundas e quintas, às 11h e 16h: quartas, às 16h; sextas, às 11h; sábados, às 18h e domingos, às 10h. Além dessas, seguem as visitas à exposição “Heitor dos Prazeres é Meu Nome”,  às segundas e quintas, das12h e 18h; às quartas, à 11; sextas, às 16h, aos sábados, às 10h e nosdomingosàs18h.

Já o espetáculo “Heitor, muitos Prazeres!”, segue de quartas às sextas-feiras, às 13 horas, até o dia 15 de setembro. A atividade dialoga com a exposição, com apresentações musicais que acontecem no térreo, com entrada gratuita e sem necessidade de retirada de ingresso. É só chegar e participar.

Na atividade Campos de Arte/Mobiliário Educativo – Heitor dos Prazeres Você sabe quem sou eu?, a partir de um jogo de cartas com dicas e símbolos Adinkras (um conjunto de ideogramas pertencente aos povos Akan, um grupo linguístico originário da África Ocidental, que abrange parte de Gana e da Cidade do Marfim), é explorado o resgate de personalidades negras importantes para a cultura e resistência do seu povo no Rio de Janeiro. O desafio é descobrir quantos artistas negros da música e das artes visuais o participante conhece. Para tanto, são oferecidas pistas e imagens do território carioca. A atividade abrange todos os públicos e acontece às segundas, quartas, quintas e sextas-feiras, das 11h às 18h, de hora em hora, no térreo do CCBB Rio. A entrada é livre, sem retirada de ingresso.

O Livro Vivo, que permiteacriação coletiva de um livro a partir de palavras e imagens dispostas num cubo, é outra das atividades.  A ideia é brincar com a tridimensionalidade do livro e com as possibilidades de diferentes leituras. A atividade também acontece nos sábados e domingos, às 15h. E no sábado, dia 9, acontece a Hora do Conto – Patrimônio Histórias de Memórias, quando histórias da cultura popular e da literatura universal são apresentadas por educadores, por vezes acompanhados de instrumentos musicais e bonecos. A proposta é viver experiências a partir da ficção, já que as histórias são capazes de nos levar para lugares distantes, para conhecer outras culturas e visões de mundo.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO CCBB EDUCATIVO – Lugares de Culturas

PRIMEIRA QUINZENA DE SETEMBRO 2023

TODAS AS ATIVIDADES SÃO GRATUITAS

Visitas Mediadas
Visitas Mediadas – Exposição “Heitor dos Prazeres é meu nome” (até 18/09)  Segundas e quintas: 12h e 18h Quartas: 11h Sextas: 16h Sábados: 10h Domingos:18h    *Retirada de ingresso no site www.bb.com.br/cultura ou na bilheteria do CCBB Rio uma hora antes.  
Visitas Mediadas – Exposição Evandro Teixeira. Chile 1973Segundas e quintas: 11h e 16h Quartas: 16h Sextas: 11h Sábados: 18h Domingo: 10h   *Retirada de ingresso no site www.bb.com.br/cultura ou na bilheteria do CCBB Rio uma hora antes.
Visitas mediadas em Libras*Sextas: 13h, 15h e 17h Sábados: 13h e 16h
Visitas Mediadas cognitivas*Domingos: 8h – *mediante agendamento
Visitas Agendadas para grupos e escolas*  Segundas, quartas, quintas e sextas: 9h30, 10h, 14h, 15h e 18h Sábados e Domingos: 9h30  
Caminhos da Memória – PatrimônioQuartas e sextas: 12h e 18h

*O agendamento das visitas mediadas para grupos de escolas, para pessoas com deficiência cognitiva ou intelectual e com interpretação em Libras deve ser feito pelo e-mail agendamento.rj@programaccbbeducativo.com.br

Programação exposição “Heitor dos Prazeres é meu nome” (até 18/09)
Laboratório de Artes – Na Cabeça do HeitorSábados, domingos e feriados: 12h e 16h Local: Sala do Programa Educativo – 1º andar          
Espetáculo Cênico -Contação de história – “Heitor, muitos Prazeres!”Quartas às sextas: 13h Local: Térreo do CCBB Rio   
Campos de Arte /Mobiliário Educativo – “Heitor dos Prazeres – Quem sou eu?”Segundas, quartas, quintas e sextas: 11h às 18h (de hora em hora) Local: Térreo do CCBB Rio   
Ateliê Aberto
Local: Sala do Programa Educativo- Lugares de Culturas – 1º andar
Livro VivoSábados, domingos e feriados: 15h 
Hora do ContoSábados, domingos e feriados: 13h
Hora do Conto – Patrimônio Histórias de MemóriasDias 09 setembro
Hora do Conto “Contação de história para gente grande” (acima de 12 anos)Sábados, domingos e feriados: 17h
Pequeníssimas mãos  Domingos: 14h  
Pequenas Mãos – CriaSom  Sábados e feriados: 14h
Pequenos ExploradoresSábados: 11h

Para saber os dias e horários de todas as atividades, consulte o site https://ccbb.com.br/rio-de-janeiro/ccbb-educativo

Sobre o Programa CCBB Educativo – Lugares de Culturas

O CCBB Educativo – Lugares de Culturas parte do princípio da ocupação. Mais que um espaço, é um Lugar. Para além da cultura hegemônica reconhece a cultura popular como legítima. Tem como proposta um Programa Educativo que proporciona o acesso estético, artístico e cultural à programação do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro para todos os públicos. Para tanto, constrói um espaço de criação, troca e discussão para produção de conhecimento crítico, alinhado com a democracia, pluralidade de ideias e valores do CCBB.

O Lugares de Culturas é realizado pela Sapoti Projetos Culturais e oferece Visitas Mediadas, Laboratório de Artes, contação de histórias, mediação de leitura, vivências para crianças pequenas, encontro com professores e eventos em datas comemorativas. As atividades oferecidas são voltadas para todos os públicos, inteiramente gratuitas em um programa contínuo de arte-educação patrocinado pelo Banco do Brasil, que desenvolve ações educativas para aproximar o público da programação em cartaz.

Sobre o CCBB RJ – O Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro
Inaugurado em 12 de outubro de 1989, o Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro completa 34 anos em 2023 e representa o início do investimento do Banco do Brasil em cultura. O CCBB RJ está instalado em um edifício histórico, projetado pelo arquiteto do Império, Francisco Joaquim Bethencourt da Silva. Marco da revitalização do centro histórico do Rio de Janeiro, o Centro Cultural mantém uma programação plural, regular e acessível, nas áreas de artes visuais, cinema, teatro, dança, música e pensamento. 

O prédio dispõe de 3 teatros, 2 salas de cinema, cerca de 2 mil metros quadrados de espaços expositivos, auditórios, salas multiuso e biblioteca com mais de 250 mil exemplares. Os visitantes contam ainda com restaurantes, cafeterias e loja, serviços com descontos exclusivos para clientes Banco do Brasil.  

O Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro funciona de quarta a segunda, das 9h às 20h, e fecha às terças-feiras. Aos domingos, das 8h às 9h, o prédio e as exposições abrem em horário de atendimento exclusivo para visitação de pessoas com deficiências intelectuais e/ou mentais e seus acompanhantes, conforme determinação legal (Lei Municipal nº 6.278/2017). 

Serviço 
Local
: Centro Cultural Banco do Brasil – 1º andar
Endereço: Rua Primeiro de Março, 66 – Centro – Rio de Janeiro (RJ)
Telefone: (21) 3808-2070
E-mail: agendamento.rj@programaccbbeducativo.com.br  
Ingresso: Entrada franca 
Classificação indicativa: Livre
Mais informações em bb.com.br/cultura 
Siga o CCBB nas redes sociais:
twitter.com/ccbb_rj | facebook.com/ccbb.rj | instagram.com/ccbbrj   

Assessoria de Imprensa do CCBB RJ:
Giselle Sampaio- gisellesampaio@bb.com.br – (21) 3808-2346

Assessoria de Imprensa CCBB Educativo Rio – Lugares de Culturas –

IAA Comunicação e Eventos 
Ivan Accioly – ivan@iaacomunicacao.com.br – (21) 99226-8999

Raquel Morais – raquelmorais@iaacomunicacao.com.br – (21) 99992 8047

Comments (0)
Add Comment