Ação aconteceu durante o intervalo do jogo entre Flamengo e Bahia, no Maracanã; faixa foi levantada no intervalo da partida
Mais de 40 mil torcedores presenciaram no intervalo da vitória do Flamengo sobre o Bahia, por 1 a 0, no Maracanã, a faixa do RJ Transplantes, programa vinculado à Secretaria de Estado de Saúde, com os dizeres: “sou doador de órgãos e minha família já sabe”. Ao mesmo tempo, oito crianças e jovens transplantados acompanhavam das cadeiras do maior palco do futebol brasileiro a homenagem. A ação aconteceu no último dia do mês dedicado à causa da doação de órgãos e tecidos, o Setembro Verde. Atualmente, o Rio de Janeiro ocupa o terceiro lugar no ranking nacional de doadores de órgãos, atrás apenas de São Paulo e Paraná.
Para Alexandre Canduro, este momento será histórico pela lembrança que será gerada na vida dessas crianças.
“O altruísmo rege todo o programa de transplantes. Só temos a comemorar as ações de conscientização e o aumento das doações”, disse o coordenador.
Essa é mais uma das tantas ações do RJ Transplantes durante o mês do Setembro Verde. No último dia 22, O RJ Transplantes realizou evento de conscientização sobre a doação de órgãos no auditório da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ). Famílias doadoras, instituições parceiras da rede estadual e a equipe da RJ Transplantes foram homenageadas na cerimônia.
O programa estadual celebrou junto com as famílias doadoras o ótimo desempenho deste ano, que registra, somente de janeiro a agosto, 856 casos notificados à Central Estadual de Transplantes do Rio de Janeiro, além de 263 doadores efetivos, o que representa um aumento de 14% em relação a 2022 no mesmo período.
Outras atividades alusivas ao mês dedicado à doação de órgãos e tecidos aconteceram no dia 27, data em que se comemora o Dia Nacional da Doação de Órgãos. No Hospital Estadual Alberto Torres (HEAT), em São Gonçalo, o Jardim do Doador ganhou uma exposição fotográfica. Cinco famílias doadoras fizeram o plantio de uma muda de jasmim no local que vai crescer e perfumar o ambiente, simbolizando o órgão vivo que foi transplantado no receptor.
No Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Zona Norte do Rio, a direção do hospital convidou famílias de doadores, transplantados e pessoas que estão à espera de órgãos para a comemoração do Dia Nacional da Doação de Órgãos. O evento contou com a apresentação do coral de funcionários da unidade e celebrou a inauguração do jardim dos doadores e de um mural com fotos em homenagem a eles.
Enquanto no Hospital Estadual Azevedo Lima, em Niterói, foi criada uma galeria do doador com uma cartinha homenageando as famílias que disseram sim à doação.
Neste domingo (01/10), encerrando as homenagens, Isaac, de 11 anos, transplantado de rim, e Laurinha, de 10 anos, transplantada de fígado, entrarão em campo no Maracanãzinho, durante o pré-olímpico de vôlei masculino na partida entre Brasil x Tchéquia, às 10h.
◀►