Informação foi dada pelo governo por meio da agência estatal KCNA; Japão e Coreia do Sul têm se mobilizado para atacar prováveis projéteis que invadirem seus espaços aéreos
A Coreia do Norte lançará seu primeiro satélite de reconhecimento militar em junho para monitoramento ao vivo das atividades militares dos Estados Unidos, informou a agência estatal KCNA.
Em um comunicado divulgado pela KCNA, Ri Pyong Chol, vice-presidente da Comissão Militar Central do Partido dos Trabalhadores, apontou os exercícios militares conjuntos dos Estados Unidos e da Coreia do Sul como uma demonstração aberta de sua “ambição imprudente de agressão”.
Forças sul-coreanas e norte-americanas têm realizado exercícios nos últimos meses, incluindo o que simulou um “ataque em grande escala” da Coreia do Norte na semana passada, no que disseram ser o maior exercício do tipo para demonstrar sua capacidade militar “esmagadora” contra as ameaças do Norte.
Ri Pyong Chol disse que os exercícios exigem que Pyongyang tenha “meios capazes de coletar informações sobre os atos militares do inimigo em tempo real”.
A declaração não especificou a data exata do lançamento, mas a Coreia do Norte notificou o Japão sobre o lançamento planejado entre 31 de maio e 11 de junho, levando Tóquio a colocar suas defesas contra mísseis balísticos em alerta.
A Coreia do Norte, que possui armas nucleares, diz que finalizou seu primeiro satélite espião militar e o líder Kim Jong Un aprovou os preparativos finais para o lançamento.
O Japão prometeu abater qualquer projétil que ameace seu território, dizendo que qualquer lançamento de míssil norte-coreano seria uma violação grave das resoluções do Conselho de Segurança da ONU.
Por Fábio Mendes