Na quarta-feira (1°), o prefeito Capitão Nelson (PL) de São Gonçalo , tomou posse como prefeito reeleito pela segunda vez. Dessa vez ao lado do vice-prefeito João Ventura. A posse do prefeito, de seu vice e de mais 27 vereadores eleitos em outubro de 2024 aconteceu no Teatro Municipal de São Gonçalo. Além de afirmar que seu trabalho será ininterrupto, o prefeito reeleito agradeceu à população pela vitória expressiva nas urnas, com mais de 387 mil votos, o que equivale a quase 85% dos votos válidos no município.
A cerimônia da posse teve início por volta das 10h e foi presidida inicialmente pelo vereador Nelsinho Ruas (PL), o mais votado do município, seguindo o que determina regimento da Câmara Municipal de São Gonçalo. Nelsinho teve mais de 11 mil votos. No início da cerimônia, todos os vereadores eleitos fizeram o juramento prometendo zelar pelo progresso de todo o município.
Desenvolvimento na gestão do Capitão
Muito há de que se falar em São Gonçalo do atraso de 30 anos em desenvolvimento do município e que em apenas quatro anos à frente da prefeitura o Capitão Nelson transformou o aspecto da cidade. Não foi à toa que a população confiou a ele o segundo mandato com 84,49%, que computaram 387.914 votos.
O Capitão investiu pesado em obras de infraestruturas com parcerias com o governo do estado, devolveu para a população o teatro Municipal Gonçalense e a abertura do Restaurante do Povo. Já na saúde, deu dignidade a população, dos 117 postos de saúde existentes, colocou novos equipamentos e todos com equipe de profissionais sem faltar médicos, implantou o hospital do câncer e do coração, organizou o Ciesg que passou a receber 1,3 mil/mês com exames e consultas. Tirando o atraso de décadas, investiu pesado na mobilidade urbana, ciclovia, revitalização da praia das Pedrinhas (deve ficar totalmente pronta no segundo mandato) e drenagem de rios. Preocupado com as crianças e adolescentes, aumentou o número de creches e reestruturou 119 escolas (algumas abandonadas), quando assumiu a prefeitura, a rede escolar de ensino tinha menos de 30 mil alunos. Hoje, conta com 62 mil alunos matriculados na rede, com kit escolar e refeições para todos.
Para seu segundo mandato, o grande projeto é o hospital municipal, que terá 115 leitos, 2 centros cirúrgicos e equipamentos de última geração. As obras já estão em curso.
No ato da posse, o prefeito Capitão Nelson, destacou a importância em ter uma boa relação com o legislativo e sobre a continuidade nas obras para cada vez mais desenvolver a cidade, mais investimentos na educação, culturas, nas áreas sociais, investindo os recursos para que cada vez mais o Gonçalense resgate sua autoestima e tenha orgulho de viver em uma cidade que ofereça uma boa qualidade de vida, no pleno exercício da cidadania.
Por Amaury Oliveira