CONJUNTOS FORMADOS POR FORTES DO RIO E DE NITERÓI SÃO TOMBADOS PELO IPHAN

O tombamento definitivo em âmbito federal inclui elementos históricos, arquitetônicos e paisagísticos

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) tombou, em nível federal, dois importantes conjuntos arquitetônicos e paisagísticos: a Fortaleza de São João, na Urca, Rio de Janeiro, e o complexo de fortificações em Niterói, que inclui a Fortaleza de Santa Cruz, Praia de Fora e Imbuhy. O tombamento definitivo ocorreu na terça-feira (3), durante a 105ª Reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural.

A Fortaleza de São João, erguida no período colonial, foi reconhecida por sua importância histórica, artística e paisagística, tendo sido inscrita em três dos quatro livros do tombo: Histórico, de Belas Artes e Paisagístico, Etnográfico e Arqueológico.

Em Niterói, o tombamento inclui a Fortaleza de Santa Cruz, o acervo de artilharia, e a Capela de Santa Bárbara. Também foram tombados o esquema defensivo extramuros da Fortaleza de Santa Cruz da Barra, e vários fortes nas proximidades, como os de São Luís, Praia de Fora, Barão do Rio Branco, Pico, Tabaíba e Imbuhy. O tombamento abrange ainda os morros e praias associados aos fortes, agora inscritos no Livro do Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico, no Histórico e no de Belas Artes.

Comments (0)
Add Comment