Atual secretário do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) acumulará funções em duas pastas após demissão de Silvio Almeida
Cilair Rodrigues de Abreu, atual secretário de Serviços Compartilhados do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), foi nomeado interinamente como secretário-executivo do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC). A nomeação, publicada no Diário Oficial desta segunda-feira (9), foi assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pela ministra Esther Dweck, que também atua interinamente na chefia da pasta dos Direitos Humanos, destaca o Metrópoles.
Com essa decisão, Cilair passará a acumular as funções nos dois ministérios, seguindo os termos estabelecidos pelo decreto presidencial. A nomeação interina de Dweck e de seu novo secretário-executivo ocorre após a demissão de Silvio Almeida, ex-ministro dos Direitos Humanos, na última sexta-feira (6).
Perfil do novo secretário-executivo
Cilair Rodrigues de Abreu possui uma sólida formação acadêmica. Graduado em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e em Economia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), ele também é mestre e doutor em Administração pela Universidade de Brasília (UnB) e possui especialização em gestão empresarial pela Fundação Dom Cabral. Com uma trajetória de mais de duas décadas no serviço público, é analista de Planejamento e Orçamento do Ministério do Planejamento desde o ano 2000.
O novo secretário-executivo também possui vasta experiência na área de orçamento e administração pública. Atuou como subsecretário de Planejamento, Orçamento e Administração no Ministério do Desenvolvimento Agrário e como secretário-adjunto de Orçamento Federal na Secretaria de Orçamento Federal. Mais recentemente, foi Coordenador-Geral de Orçamento e Finanças da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), onde trabalhou entre 2016 e 2023.
Além disso, Cilair é autor do livro “Orçamento Público – Instrumento de formulação de políticas públicas de infraestrutura” e participou do prestigiado Programa Emerging Leaders da Harvard Kennedy School em 2017.