Com a previsão de onda de calor no Rio, a Cedae adia a manutenção do Sistema Guandu-Lameirão para evitar interrupção de abastecimento de água.
Devido à previsão de intensa onda de calor nas duas primeiras semanas de setembro, a Cedae adiou a manutenção anual do Sistema Guandu-Lameirão para 24 de setembro. Originalmente marcada para 5 de setembro, a manutenção exigiria o desligamento do sistema e a interrupção da produção de água, o que poderia aumentar o impacto nas altas temperaturas e no consumo de água.
A decisão foi tomada após reuniões com concessionárias de água, a Agenersa e o Centro de Controle Operacional do Sistema de Saneamento do Estado. A manutenção, agora agendada das 4h às 22h, incluirá a Estação de Tratamento de Água (ETA) do Guandu, o reservatório do Marapicu e a Elevatória do Lameirão, afetando o abastecimento em várias localidades, como Rio de Janeiro e cidades da Baixada Fluminense.
A Cedae recomenda que os moradores armazenem água antecipadamente e adiem tarefas que exijam alto consumo. A manutenção incluirá instalação de válvulas para controle de perdas de água.