SEGUNDA EDIÇÃO DO PRÊMIO DIRECIONADO A ALUNOS MESQUITENSES
As inscrições para a segunda edição do concurso literário “Escrever Faz Bem”, promovido pela prefeitura de Mesquita irá até o dia 20 de maio. Realizada em parceria com o escritor Pedro Ferreira, a premiação é direcionada aos alunos da rede pública e privada de Mesquita que têm entre 8 e 17 anos e moram no município. Neste ano, o tema escolhido é “No futuro, espero que a minha Mesquita seja
“Em 2023, nós fizemos a primeira edição e foi um enorme sucesso. As crianças ficaram extremamente motivadas, chegaram centenas de textos e percebemos o quanto, às vezes, basta um pequeno estímulo para desenvolver a criatividade desses alunos para a produção textual. Como o concurso é dividido em categorias, esses estudantes se sentem mais seguros para se inscreverem”, conta Kleber Rodrigues, subsecretário municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, que está à frente da iniciativa.
As inscrições podem ser realizadas de forma remota, a partir do e mail contato.semcelt@mesquita.rj.gov.br. Nesse caso, o texto deve ser enviado em formato Word, juntamente com o comprovante de residência em Mesquita, a ficha de inscrição e o RG do responsável do aluno. Quem preferir pode levar o texto em um pen drive (que será devolvido ao candidato no mesmo dia), também, no formato Word, até a sede da Subsecretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo de Mesquita. Lá, será preciso preencher a ficha de inscrição, apresentar o comprovante de residência em Mesquita e também o RG do responsável pelo aluno. O endereço é Avenida Presidente Costa e Silva 1.898, próximo ao Viaduto Cantor e Compositor Dicró, na altura da estação de trem Mesquita, no Centro.
Os três primeiros colocados de cada categoria serão premiados. São elas: Infantil, envolvendo crianças até 10 anos; Infantojuvenil, envolvendo jovens de 11 a 14 anos; e juvenil, para os adolescentes entre 15 e 17 anos. Quem ficar entre a quarta e a décima colocação de cada categoria receberá medalhas. Todos, no entanto, ganharão o certificado de participação.
Um júri especializado, composto por escritores e sem qualquer vínculo com a Prefeitura de Mesquita, será responsável por avaliar os materiais enviados. Além disso, 150 textos do total enviado pelos estudantes mesquitenses se tornarão um livro, assim como aconteceu na primeira edição do concurso literário “Escrever Faz Bem”.