Objetivo é capacitar equipes para usar as ferramentas do Sistema de Regulação
Profissionais e gestores das Centrais de Regulação de 11 municípios da Baixada Fluminense participaram de capacitação nesta terça-feira, 17/10, no auditório da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ). O Seminário de Regulação do Complexo Estadual de Regulação voltado para o perfil de solicitante reuniu os colaboradores das cidades de Nova Iguaçu, Japeri, São João de Meriti, Magé, Nilópolis, Mesquita, Duque de Caxias, Belford Roxo, Guapimirim, Seropédica e Itaguaí. Um dos temas discutidos foi a necessidade de garantir a equidade de acesso, com um melhor alinhamento do fluxo.
Coordenadora da Superintendência de Regulação da Secretaria de Estado de Saúde, Kitty Crawford enfatizou que a meta é promover treinamentos com cada região do estado do Rio de Janeiro, para as equipes de ponta da regulação dos municípios, com atuação nas clínicas da família e nos hospitais.
“Queremos equalizar as informações sobre o que é Regulação e como ela funciona, além de revisar os protocolos. Também falaremos sobre o melhor uso do Sistema de Regulação”, afirmou Kitty.
Médico regulador do município de Magé, Victor Hugo Faria Laranja fez a inscrição on-line para o seminário. A equipe de Magé tem cerca de 70 profissionais que trabalham com regulação diariamente.
“Minha expectativa é poder esclarecer as dúvidas mais comuns dos reguladores no dia a dia, com o objetivo de minimizar erros e diminuir o tempo de espera do paciente”, disse Victor Hugo.
A enfermeira Cristian Aparecida Cândida da Silva, que trabalha com Regulação no município de Nova Iguaçu, disse que quer reforçar os conhecimentos sobre a regulação do estado do Rio de Janeiro como um todo.
“Especialmente os processos voltados para Nova Iguaçu”, explicou.
Coordenadora da regulação do Hospital Municipalizado Adão Pereira Nunes, a enfermeira Marisa Araújo esperava atender às expectativas do município de Duque de Caxias.
“Quero alinhar um melhor fluxo de trabalho para facilitar as nossas rotinas. Nossas demandas hoje envolvem fluxo de leitos para as áreas de oncologia e de urologia”.
O CER (Complexo Estadual de Regulação) engloba a Central Estadual de Regulação, que regula leitos de alta complexidade; o REUNI, que compreende a regulação estadual de consultas e exames de alta complexidade de prestadores da capital; o CRECE, que regula consultas e exames de baixa complexidade para todo o estado, com exceção da capital; e as Centrais Regionais, que é a correspondente regional para regulações hospitalares e ambulatoriais. Todos os participantes receberão o certificado.