Em “O poder de me proteger”, Mariana Motta apresenta cinco histórias e atividades práticas para tratar sobre consentimento, limites corporais, sentimentos e toques seguros com o público infantil
A escritora, psicóloga e orientadora educacional Mariana Motta publicou o livro O poder de me proteger como uma forma de introduzir conhecimentos sobre prevenção de abuso às crianças e orientar os pais sobre a melhor maneira de abordar o assunto com os filhos e de protegê-los. Este conteúdo é resultado do trabalho que a autora desenvolve há mais de uma década na área da educação infantil.
Para conversar com grupos diferentes, ela divide a obra em duas partes: na primeira, direcionada aos pequenos, o menino Dudu é o narrador que guia os leitores pelos temas. Segredos, sentimentos, limites corporais, consentimento e toques seguros são algumas das abordagens trabalhadas.
A especialista propõe atividades práticas para ajudar crianças a concretizarem o que foi aprendido e para fortalecer o vínculo com o adulto leitor por meio do momento de leitura. Há ainda um espaço para o público infantil refletir sobre quem são as pessoas de sua confiança e uma técnica que utiliza bandeiras para ensinar sobre os conceitos de “seguro” e “inseguro”.
Uma pessoa em quem você tem confiança, faz você se sentir em segurança. Perto dela você se sente protegido e chama por ela quando se sente em perigo. Se um dia alguém te pedir pra guardar um segredo, e esse segredo te deixar triste ou com medo, para estas pessoas você deve contar. Pois, se o segredo guardar, como alguém vai te ajudar? (O poder de me proteger, pg. 11 e 12)
Na segunda parte, a leitura é direcionada aos cuidadores. Mariana Motta apresenta dados estatísticos sobre a realidade da violência sexual infantil no Brasil e de que maneira as atitudes de adultos podem tanto proteger quanto deixar as crianças mais vulneráveis ao abuso. Trata também sobre a maneira adequada de reagir caso um abuso seja descoberto e recomenda que pais fiquem atentos a possíveis mudanças repentinas de atitude, que podem ser um sinal de alerta.
Em um país que registrou 17,5 mil denúncias de violência sexual contra crianças nos primeiros quatro meses de 2023, de acordo com o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, a autora pontua o conhecimento como uma arma essencial para combater os crimes e proteger a infância. “O poder de me proteger é uma ferramenta para que os pais, professores e cuidadores saibam conversar com as crianças e norteá-las sobre como responder a situações inseguras de forma assertiva”.
FICHA TÉCNICA
Título: O poder de me proteger
Autora: Mariana Motta
ISBN: 978-65-00-53572-3
Páginas: 86
Preço: R$ 60 (físico)
Por: Redação