Operação especial da Comlurb para os festejos de São Jorge terá reforço nas regiões do Centro e de Quintino com mais de 100 profissionais e limpeza hidráulica.
A Comlurb preparou uma operação especial de limpeza para os festejos em homenagem a São Jorge, que ocorrem nesta quarta-feira, 23 de abril, nas imediações das principais paróquias dedicadas ao santo no Centro do Rio de Janeiro e em Quintino. Mais de 100 garis e agentes de limpeza urbana foram mobilizados para garantir a limpeza antes, durante e após as celebrações religiosas.
Em Quintino, onde fica a matriz dedicada a São Jorge, a operação contará com 36 garis e seis agentes de limpeza urbana. Os serviços incluirão varrição, remoção de resíduos e limpeza hidráulica com sabão e água de reuso. A ação se concentrará na Rua Clarimundo de Melo e vias próximas, começando às 6h da manhã de quarta-feira e se estendendo até a madrugada de quinta. Equipamentos como caminhões compactadores, basculantes, pipas d’água e varredeiras serão utilizados. Uma pré-limpeza será feita na terça-feira, a partir das 14h. “A ideia é deixar o palco pronto para receber os fiéis com dignidade e segurança”, informou a Comlurb, em nota.
Já no Centro, a limpeza começará na noite de terça-feira e seguirá pela madrugada, cobrindo o entorno da paróquia, incluindo a Rua da Alfândega, a Praça da República e a Avenida Presidente Vargas. A ação contará com 17 garis e três agentes, além de duas pipas d’água para a lavagem das vias e aplicação de essência de eucalipto. Durante toda a quarta-feira, a manutenção da limpeza será feita em três turnos, com o apoio de 48 garis, seis agentes de limpeza e uma varredeira. Caminhões darão suporte na retirada dos resíduos.
Em ambos os locais, a companhia vai disponibilizar contêineres de grande capacidade para facilitar o descarte correto dos resíduos por parte dos fiéis.