O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro inaugurou no último dia 10 de julho um projeto de resgate da cidadania e dignidade de egressos do sistema penitenciário. O projeto Começar de Novo é uma iniciativa do TJRJ e tem como objetivo ressocializar cidadãos que vieram do sistema penitenciário, dando-lhes uma oportunidade de emprego.
Vinte e sete vidas, antes condenadas ao desterro social eterno, iniciaram o caminho de volta à sociedade. Esse foi o número de egressos do sistema penitenciário que ganharam do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) a chance de uma nova vida, através do projeto “Começar de Novo”. Eles, que já cumpriram pena ou foram beneficiados por causa de extinção de punibilidade, entraram pela porta da frente do tribunal, agora, como funcionários.
E foram relatos emocionantes de agradecimentos, como o de Neire Narciso, de 27 anos, que, como disse, volta ao Tribunal de Justiça não para estar à frente de um juiz, mas ao lado de um magistrado e de todos os funcionários do tribunal: “Hoje, não só eu como todos os meus colegas que estão aqui, voltamos pela porta da frente deste tribunal. Vocês estão abrindo uma porta e nos dando uma chance que poucos, muitos poucos nos deram. Eu só tenho a agradecer muito a todos vocês. E vou fazer de tudo para honrar essa oportunidade”, disse Neire.
Para Alexandre Souza Melo, 28 anos, é a hora de escrever um novo capítulo em sua vida: “Depois do que a gente passou, agora poder escrever um novo capítulo da nossa história, é uma oportunidade única que o estado está nos dando. Por isso, tenho muita gratidão a todos vocês”, disse.
Por Siro Darlan