General Tomás Paiva já fez visitas a unidades do Exército em pelo menos 13 estados e busca reverter a politização promovida pelo governo Bolsonaro
Escolhido pelo presidente Lula (PT), o comandante do Exército, general Tomás Paiva, tem dedicado uma parte significativa de sua agenda a percorrer o Brasil para visitar quartéis nos diversos estados do país, relata Igor Gadelha, do Metrópoles. Desde sua posse no final de janeiro, Tomás Paiva já fez visitas a unidades do Exército em pelo menos 13 estados, conforme informações fornecidas pela própria Força. As viagens do atual comandante do Exército abrangeram quartéis em todas as cinco regiões do Brasil: Norte, Nordeste, Sudeste, Sul e Centro-Oeste.
A jornada de Tomás Paiva é percebida por membros do Alto Comando do Exército como uma tentativa do general de reduzir a tensão política que se instalou nos quartéis desde as eleições de 2022. Uma grande parcela dos militares demonstrava uma clara preferência política por Jair Bolsonaro (PL) e uma resistência a Lula, que acabou vencendo as eleições.
A relação entre o petista e os militares ficou ainda mais desgastada após o Exército parecer tolerar a formação de acampamentos de apoiadores do golpe em frente aos quartéis, após a derrota de Bolsonaro. A situação piorou definitivamente em 8 de janeiro, quando milhares de pessoas invadiram as sedes dos Três Poderes, em meio a alegações de que os militares hesitaram em conter os golpistas.
Por Brasil 247