Candidato à reeleição tem nove dos dez vídeos mais vistos na plataforma entre os concorrentes ao cargo municipal carioca
O prefeito Eduardo Paes (PSD) está na frente em engajamento na rede social TikTok entre os candidatos à prefeitura do Rio de Janeiro, segundo pesquisa do Laboratório NuTec da PUC-Rio, em colaboração com Instituto Democracia em Xeque. Em um ranking dos dez vídeos mais vistos ao longo das duas primeiras semanas de campanha, Paes tem nove conteúdos virais. O deputado federal Alexandre Ramagem (PL) conta com apenas um. Já Tarcísio Motta (PSOL) e Marcelo Queiroz (PP) lideram em quantidades de posts e seguidores, respectivamente, mas não têm o alcance de seus adversários.
No período de 15 a 31 de agosto, foram mapeados 134 vídeos publicados no TikTok no perfil dos principais candidatos a prefeito do Rio. No total, essas postagens geraram 3,7 milhões de views, com engajamento conjunto de 12,4 mil comentários e 30,5 mil compartilhamentos.
Com 1,5 milhões de views, o vídeo no topo no ranking é a divulgação de um dos jingles da campanha de Eduardo Paes. A canção é uma paródia que transforma a música “A Barreira vai virar baile”, funk da torcida do Vasco, time do coração de Paes, em “O Rio vai virar baile”. Com a música de fundo, o prefeito aparece dançando e cumprimentando eleitores durante uma caminhada. O vídeo também conta com efeitos especiais e as hashtags #foryou e #fyp na legenda, comumente usadas por criadores de conteúdo da plataforma para que os vídeos viralizem.
Em segundo no ranking, com um milhão de views, Paes também aparece ao som de outro funk, a canção “Zona Oeste”, lançada por MC Marcinho nos anos 2000, para anunciar o início das obras do Parque Oeste, em Inhoaíba.
Para Marcelo Alves, professor de Comunicação da PUC-Rio e coordenador do NuTec, o alcance dos vídeos produzidos pelo prefeito pode ser explicado pela compreensão do funcionamento da própria plataforma. Ele afirma que o algoritmo da rede social funciona de modo a recompensar a gestão de conteúdo que se adapta a ela:
— É uma estratégia que tem aprendido como utilizar as especificidades de cada meio a seu favor, por meio do uso de uma linguagem que aposta no humor e que foge da “dureza” da política tradicional. Acho que o Paes tem feito isso bem, combinando também com noção de que ele tem um teto muito amplo para crescer nas redes sociais por ter uma avaliação boa como prefeito.
Só replicar não é bom
A pesquisadora Caroline Pecoraro, doutora em Comunicação pela PUC-Rio e também responsável pela elaboração do relatório, pontua que a estratégia tende a ser menos sucedida quando há apenas a replicação do conteúdo de outra rede para o TikTok.
A pesquisa mostra que esse é o caso de Ramagem, que enfrenta mais dificuldade para se inserir na rede social. Ele aparece somente em sétimo lugar no ranking com o vídeo de apresentação de sua campanha focado em segurança pública, usado também em inserções na TV e outras redes.
O perfil de Tarcísio Motta tem uma abordagem mais descontraída, mas intercalada com críticas à extrema-direita e apresentação de propostas para a solução de problemas sociais. Líder em número de publicações, o deputado federal não consegue reverter a frequência em engajamento.
O cientista político Josué Medeiros, coordenador do Observatório Político e Eleitoral da (Opel) e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, destaca que o prefeito supera adversários de segmentos políticos que comumente se destacam nas redes.
— Tarcísio e Ramagem vêm de setores que a gente espera que mandem bem on-line.
Por Rafaela Gama, O Globo — Rio de Janeiro