CODIM AMPLIA REDE DE PROTEÇÃO A MULHERES

Ao longo de 2023, a Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres (CODIM), vinculada à Prefeitura de Niterói, expandiu significativamente sua rede de proteção às mulheres na cidade, registrando mais de 5,5 mil atendimentos. No Centro Especializado de Atendimento à Mulher em Situação de Violência Neuza Santos (Ceam), foram realizados mais de 3 mil atendimentos, superando os 2,7 mil do ano anterior. O Ceam conta com uma equipe interdisciplinar nos campos do Direito, Psicologia e Serviço Social, oferecendo acolhimento e escuta qualificada para mulheres em situação de violência.

Das mulheres atendidas no Ceam, 107 estão atualmente no Auxílio Social, um programa único no país, concedendo um benefício mensal de R$ 1 mil por seis meses, prorrogáveis por mais seis, contribuindo para romper o ciclo de violência. Desde sua criação em dezembro de 2021, o Auxílio Social beneficiou 228 vítimas em Niterói.

A Codim possui outras portas de entrada, como a Sala Lilás no Posto Regional de Polícia Técnica Científica (PRPTC / IML) e o Núcleo de Atendimento à Mulher (Nuam) no Plaza Shopping. Em 2024, o Nuam será expandido para a Região Oceânica.

O programa Mulher Líder, parte das iniciativas de “portas de saída”, ofereceu 2.501 atendimentos em 2023, capacitando mulheres para o empreendedorismo com foco em liderança, tecnologia e inovação. O Espaço Empreender Mulher na Associação Comercial e Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Acierj) oferece um coworking e local para vendas de produtos.

A ex-coordenadora da Codim, Fernanda Sixel, destaca os avanços em 2023, incluindo o Espaço Empreender Mulher, o programa Dignidade Menstrual e o Plantão Mulher Comunidade, que levou serviços e informações aos territórios de forma itinerante. Ela antecipa perspectivas positivas para 2024 na construção de uma cidade que enfrenta a violência e promove a igualdade de gênero.

Comments (0)
Add Comment