Os campeonatos estaduais marcaram o início do calendário do futebol brasileiro em 2025. Neste fim de semana, sete clubes da Série A do Brasileirão disputaram o primeiro jogo da temporada, mas nenhum conseguiu vencer. Todos adotaram a estratégia de começar o ano com equipes alternativas, visando fortalecer o elenco e focar na pré-temporada para estarem mais preparados para os desafios que virão.
Essa estratégia, embora arriscada, tem o objetivo de dar mais tempo de preparação aos jogadores principais e evitar um desgaste precoce. Os estaduais, além de servirem como preparação, são também uma porta de entrada para a Copa do Brasil, que oferece boas recompensas financeiras.
Veja como foi a estreia dos sete clubes da Série A nos estaduais:
Botafogo 1 x 2 Maricá
Nova Iguaçu 1 x 1 Vasco
Flamengo 1 x 2 Boa Vista
Fluminense 0 x 0 Sampaio Corrêa-RJ
Vitória 0 x 0 Barcelona de Ilhéus
Jacuipense 0 x 0 Bahia
Afogados 1 x 1 Sport
Outros 13 clubes da Série A ainda irão estrear, e nem todos optaram por usar times alternativos. No Campeonato Paulista, os seis clubes paulistas (Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Santos, Bragantino e Mirassol) iniciam o Estadual com seus elencos principais. Já o São Paulo, que está em pré-temporada nos EUA, terá sua estreia adiada para fevereiro.
Em Minas Gerais, Atlético-MG e Cruzeiro também utilizarão equipes alternativas, com suas estreias marcadas para o dia 19 de janeiro. No Campeonato Cearense, Fortaleza e Ceará vão com força máxima, enquanto no Gaúcho, Grêmio, Internacional e Juventude apostam nos titulares desde o início.
A temporada promete ser desafiadora, e as escolhas dos clubes refletem as diferentes abordagens para começar o ano.