O Centro de Inteligência em Saúde (CIS) vai unir, num mesmo ambiente digital, o monitoramento, em tempo real, da incidência de doenças, facilitando a identificação de possíveis epidemias
O governador do Estado do Rio, Cláudio Castro, e o secretário de Estado de Saúde, Dr.Luizinho, inauguram, ontem, o maior e mais completo centro intersetorial de vigilância epidemiológica e informações em saúde do país. Desenvolvido pela Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ), o Centro de Inteligência em Saúde (CIS) vai unir, num mesmo ambiente digital, o monitoramento, em tempo real, da incidência de doenças, facilitando a identificação de possíveis epidemias.
Com tecnologia de software aberto, o CIS vai contar com um Painel de Rumores, que vai identificar e monitorar fake news relacionadas à área da saúde. O sistema também inova ao implantar equipes de navegadores que vão acompanhar a regulação de consultas, exames e cirurgias, desde o momento em que o paciente entra na regulação até a realização do procedimento.
Também participam da inauguração, o diretor da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS)/ Organização Mundial de Saúde (OMS), Jarbas Barbosa da Silva Jr., e a representante da organização no Brasil, Dra. Socorro Galiano, além de prefeitos, deputados estaduais e federais, entre outras autoridades.
Por Redação