O município de Campos, por meio do Departamento de Odontologia da Secretaria Municipal de Saúde, vem realizando, gratuitamente, a cirurgia para liberação do frênulo lingual (frenotomia) em crianças que nascem com a chamada “língua presa” (Anquiloglossia). Entre os anos de 2021 e 2024, 1.211 bebês foram beneficiados pelo procedimento.
A frenotomia é indicada para as crianças que têm diagnóstico de encurtamento do freio lingual, podendo apresentar dificuldade para se alimentar corretamente no peito, atrapalhando a sucção durante a amamentação. Em outras fases da vida, pode haver interferência na forma de comer ou falar.
“Assim que diagnosticada a Anquiloglossia por profissionais habilitados, tendo indicação cirúrgica, a frenotomia deve ser realizada para que não ocorra o desmame precoce dos bebês no seio materno”, aconselhou Rachel Cunha, que é uma das odontopediatras responsáveis pelo procedimento.
A indicação para o procedimento cirúrgico é feita nas maternidades ou no Centro Municipal de Imunização e Testes de Triagem Neonatal, durante o teste da linguinha, através do Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente (PAISMCA).
O teste da linguinha tornou-se obrigatório, por meio da Lei Federal nº 13.002 de junho de 2014.