CINEMATECA MAM – CCBB 

O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) e a Cinemateca do Museu de Arte Moderna (MAM) estão fortalecendo seus históricos vínculos institucionais ao estabelecer uma parceria para 2024. Durante este período, o cinema do CCBB Rio de Janeiro será palco de diversas atividades culturais organizadas pela Cinemateca, com destaque para exibições de filmes e ações formativas. Essas atividades serão desenvolvidas e produzidas pela Cinemateca em colaboração técnica e institucional com o CCBB Rio de Janeiro.

Entre as atividades programadas, destacam-se as sessões de filmes “Incontornáveis” que mostram que é possível “Filmar a Música” e mostrar o que “Aconteceu 100 Anos Atrás”, além de mostras temáticas especialmente concebidas para o período. Esta união entre duas importantes instituições culturais do Rio de Janeiro visa promover o intercâmbio cultural e ampliar o acesso à arte e ao cinema, fortalecendo a cena cultural da cidade.

As séries mostram filmes de cineastas como o francês Jean-Luc Godard e o norte-americano Martin Scorcese.

PROGRAMAÇÃO

Sexta, 18/10

18h – Sessão Incontornáveis

Carta de uma desconhecida, de Max Ophüls. EUA – 1948

19/10, Sábado

16h – Sessão Aconteceu 100 anos atrás

A última gargalhada, de F.W. Murnau. Alemanha – 1924

18h – Sessão Filmar a música

Year of the Horse, de Jim Jarmusch. EUA – 1997

20/10, Domingo

Sessão Filmar a música

16h – Um mais um de Jean-Luc Godard. Reino Unido – 1968

18h – Gimme Shelter, de Albert Maysles, David Maysles e Charlotte Zwerin. EUA – 1970

23/10, Quarta

18h – Sessão Filmar a música

Led Zeppelin: The Song Remains the Same, de Peter Clifton e Joe Massot. Reino Unido – 1976

24/10, Quinta

Sessão Filmar a música

15h30 – O último concerto de rock, de Martin Scorsese. EUA – 1978

18h – Ziggy Stardust and the Spiders from Mars, de D.A. Pennebaker. Reino Unido – 1979

25/10, Sexta

14h – Sessão Filmar a música

Woodstock – 3 Dias de Paz, Amor e Música, de Michael Wadleigh. EUA – 1970

18h – Sessão Incontornáveis

O Açougueiro, de Claude Chabrol. França – 1970

26/10, Sábado

Sessão Filmar a música

16h – Conexões desconexas, de Nicolas Humbert e Werner Penzel. Suíça/Alemanha – 1990

18h – Sign ‘O’ the Times, de Prince, David Hogan e Albert Magnoli. EUA – 1987

27/10, Domingo

Sessão Filmar a música

16h – Jazz num dia de verão, de Bert Stern e Aram Avakian. EUA – 1958

18h – Festival, de Murray Lerner. EUA – 1967

30/10, Quarta

Sessão Filmar a música

18h – Ne change rien, de Pedro Costa. Portugal/França – 2009

31/10Quinta

16h – Sessão Filmar a música

Amazing Grace, de Alan Elliott e Sydney Pollack. EUA – 2018

18h – The Velvet Underground and Nico, de Andy Warhol. EUA – 1966

01/11, Sexta

16h – Sessão Incontornáveis

Juventude desenfreadade Nagisa Oshima. Japão – 1960

18h – Sessão Filmar a música

Ornette: Made in America, de Shirley Clarke. EUA – 1985

02/11, Sábado

16h – Sessão Filmar a música

Agadez, a música e a rebelião, de Ron Wyman. Níger – 2010

18h – The Rolling Stones: Shine a Light, de Martin Scorsese. EUA – 2008

03/11, Domingo

15h30 – Sessão Filmar a música

Can: Free Concert, de Peter Przygodda. Alemanha Ocidental – 1972

17h – Sessão Aconteceu 100 anos atrás

A saga de Gösta Berling,de Mauritz Stiller. Suécia – 1924

SINOPSES

Agadez, a música e a rebelião, de Ron Wyman. Níger – 2010

Sinopse: Um documentário sobre a música tuaregue e a figura de Bombino, um guitarrista que usa sua música para expressar a luta de seu povo no deserto do Saara.

Amazing Grace, de Alan Elliott e Sydney Pollack. EUA – 2018

Sinopse: Filmado por Sydney Pollack em 1972, mas lançado apenas em 2018, este documentário acompanha a gravação do álbum gospel “Amazing Grace” de Aretha Franklin, mostrando seu talento sublime e a energia espiritual do evento.

A saga de Gösta Berling, de Mauritz Stiller. Suécia – 1924

Sinopse: Baseado no romance de Selma Lagerlöf, o filme conta a história do padre Gösta Berling, expulso de sua congregação, que embarca em uma jornada cheia de desafios pessoais e dilemas morais. O filme é um marco no cinema mudo sueco.

A última gargalhada, de F.W. Murnau. Alemanha – 1924

Sinopse: Um porteiro orgulhoso de seu cargo em um luxuoso hotel de Berlim é rebaixado ao posto de limpador de banheiros, o que leva a uma crise de identidade. A obra-prima de Murnau é célebre pela inovação no uso da câmera livre e pela ausência de intertítulos.

Can: Free Concert, de Peter Przygodda. Alemanha Ocidental – 1972

Sinopse: Um concerto gratuito da banda Can, uma das pioneiras do movimento krautrock, realizado em uma colina na Alemanha em 1972, capturando a experimentação sonora do grupo.

Carta de uma desconhecida, de Max Ophüls. EUA – 1948

Sinopse: O filme conta a história de uma mulher que, à beira da morte, escreve uma carta para o homem que sempre amou, relatando os encontros e desencontros que tiveram ao longo da vida. Baseado na obra de Stefan Zweig, o filme explora temas de amor, obsessão e destino.

Conexões desconexas, de Nicolas Humbert e Werner Penzel. Suíça/Alemanha – 1990

Sinopse: Este documentário segue a carreira do músico Fred Frith, revelando o processo criativo por trás de suas composições experimentais e a interseção entre a música e outros tipos de arte.

Festival, de Murray Lerner. EUA – 1967

Sinopse: Um documentário sobre o Festival de Folk de Newport, cobrindo os anos de 1963 a 1966, e destacando a transição do folk tradicional para o folk-rock, com apresentações de Bob Dylan, Joan Baez e outros.

Gimme Shelter, de Albert Maysles, David Maysles e Charlotte Zwerin. EUA – 1970

Sinopse: Este documentário acompanha os Rolling Stones em sua turnê de 1969 pelos EUA, culminando no trágico show de Altamont, onde a violência e a morte de um espectador marcaram o fim do sonho de paz e amor dos anos 60.

Jazz num dia de verão, de Bert Stern e Aram Avakian. EUA – 1958

Sinopse: Um dos primeiros documentários musicais, este filme imortaliza o Festival de Jazz de Newport em 1958, com performances de lendas como Louis Armstrong, Thelonious Monk e Mahalia Jackson.

Juventude desenfreada, de Nagisa Oshima. Japão – 1960

Sinopse: Um drama sobre a vida de jovens delinquentes no Japão do pós-guerra, que encontram a violência como forma de expressão. Oshima explora as tensões sociais e a alienação da juventude.

Led Zeppelin: The Song Remains the Same, de Peter Clifton e Joe Massot. Reino Unido – 1976

Sinopse: Um documentário-concerto que mistura cenas dos shows ao vivo da banda em Nova York, durante sua turnê de 1973, com sequências surreais que refletem as personalidades e imaginações dos integrantes do Led Zeppelin.

Ne change rien, de Pedro Costa. Portugal/França – 2009

Sinopse: Um retrato íntimo da atriz e cantora Jeanne Balibar durante suas sessões de gravação e ensaios, capturado com o estilo contemplativo e rigoroso de Pedro Costa.

O Açougueiro, de Claude Chabrol. França – 1970

Sinopse: Em uma pequena cidade francesa, uma professora se aproxima de um açougueiro solitário, apenas para descobrir que ele pode estar envolvido em uma série de assassinatos brutais. O filme é uma obra de suspense psicológico, típica do estilo de Chabrol.

Ornette: Made in America, de Shirley Clarke. EUA – 1985

Sinopse: Um retrato multifacetado do saxofonista Ornette Coleman, pioneiro do free jazz, misturando performances musicais com cenas experimentais para refletir o espírito inovador de sua música.

O último concerto de rock, de Martin Scorsese. EUA – 1978

Sinopse: O documentário retrata o show de despedida da banda The Band em 1976, com participações de artistas icônicos como Bob Dylan, Neil Young e Eric Clapton. Scorsese mistura entrevistas e apresentações musicais, criando um retrato vibrante de uma era.

Sign ‘O’ the Times, de Prince, David Hogan e Albert Magnoli. EUA – 1987

Sinopse: Um concerto filmeado de Prince, capturando a vitalidade e o impacto de suas performances ao vivo durante a turnê de “Sign o’ the Times”. O filme é uma celebração do talento multifacetado do músico.

The Rolling Stones: Shine a Light, de Martin Scorsese. EUA – 2008

Sinopse: Scorsese filma um show dos Rolling Stones no Beacon Theatre, em Nova York, combinando energia frenética com momentos íntimos dos bastidores.

The Velvet Underground and Nico, de Andy Warhol. EUA – 1966

Sinopse: Este filme experimental de Andy Warhol captura a banda The Velvet Underground no auge de sua colaboração com Nico. Com sua estética crua e minimalista, o filme encapsula a cena de vanguarda de Nova York nos anos 60.

Um mais um, de Jean-Luc Godard. Reino Unido – 1968

Sinopse: Neste ensaio cinematográfico, Godard intercala cenas da gravação de “Sympathy for the Devil” pelos Rolling Stones com reflexões políticas e culturais, explorando a arte, a revolução e a alienação na sociedade contemporânea.

Woodstock – 3 Dias de Paz, Amor e Música, de Michael Wadleigh. EUA – 1970

Sinopse: O icônico documentário sobre o festival de Woodstock, que capturou a essência do movimento hippie e do ideal de paz e amor dos anos 60. Com performances lendárias de artistas como Jimi Hendrix, Janis Joplin e The Who.

Year of the Horse, de Jim Jarmusch. EUA – 1997

Sinopse: Este documentário acompanha a lendária banda Neil Young & Crazy Horse durante sua turnê de 1996. Com o estilo característico de Jarmusch, o filme captura a energia crua das apresentações ao vivo e a dinâmica dos músicos nos bastidores.

Ziggy Stardust and the Spiders from Mars, de D.A. Pennebaker. Reino Unido – 1979

Sinopse: O filme documenta o último show de David Bowie como Ziggy Stardust, em 1973. Com performances eletrizantes e um estilo visual característico, o documentário captura o auge do glam rock.

Comments (0)
Add Comment