“CIA DE BALLET DALAL ACHCAR ESTREIA TEMPORADA 2024 COM ESPETÁCULOS NO THEATRO MUNICIPAL DE NITERÓI”

Um encontro marcado com dois coreógrafos e obras que mostram as diferentes matizes do afeto, amor, encontros e desencontros, interpretados pelos bailarinos da Cia

O Theatro Municipal de Niterói receberá, entre os dias 28 e 30 de março, dois espetáculos com a apresentação do Ministério da Cultura e o patrocínio master do Instituto Cultural Vale. O primeiro espetáculo será “Macabéa”, da coreógrafa e primeira bailarina do Ballet do Theatro Municipal, Marcia Jaqueline, e “Sem Você”, do coreógrafo e maitre ballet Eric Frederic – ambos encomendados especialmente para a Cia de Ballet Dalal Achcar.

Os espetáculos, apresentados pelo Ministério da Cultura com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e produzidos pela Aventura, contarão com uma companhia de ballet extremamente preparada, composta por 18 excelentes bailarinos e reunindo a nata da dança jovem. Montados pela companhia que possui o selo de excelência de Dalal Achcar, uma grande dama da dança nacional, “Sem Você” é do coreógrafo e maitre de ballet Éric Frédéric, enquanto “Macabéa”, inspirado na obra “A Hora da Estrela” de Clarice Lispector, é criação da primeira bailarina do Ballet do Theatro Municipal, Márcia Jaqueline, que estreia como coreógrafa do espetáculo.

Focando na parceria com novos coreógrafos, Dalal tem como objetivo trazer frescor e uma abordagem mais plural para o mercado do ballet no Brasil. Ela ressalta ainda a importância do intercâmbio entre as companhias, prática comum na Europa. “É importante para fortalecer a dança. O coreógrafo precisa ser reconhecido além de sua própria companhia. O processo de criação é uma troca”, pontua Dalal Achcar, que também destaca a importância de se apresentar na cidade sorriso. “Niterói é o berço do balé no Rio de Janeiro, a capital. A cidade com o maior número de escolas de balé no Brasil é Niterói, que possui uma tradição cultural marcante, com uma imigração de ingleses e estrangeiros. É uma cidade de grande importância. O Theatro Municipal de Niterói é uma jóia. E ir para Niterói é um marco para todas as companhias de dança e para a nossa também”, finaliza.

Comments (0)
Add Comment