CIA. CARROÇA DE MAMULENGOS FICA EM CARTAZ NO CCBB ATÉ 21/4

O grupo foi criado, em Brasília, em 1977, pelo ator, compositor, artesão e bonequeiro Carlos Gomide. As apresentações envolvem a participação de várias gerações da Família Gomide

O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), localizado na região central do Rio, recebe a Cia. Carroça de Mamulengos, que está celebrando 48 anos de estrada.

O grupo apresenta um mergulho na cultura popular brasileira por meio de 3 espetáculos que envolvem gerações: “Histórias de Teatro e Circo”, “Janeiros” e “O Babauzeiro”.

Nas apresentações que vão até 21 de abril, a Família Gomide exibe montagens clássicas do repertório popular. Uma experiência única que honra a arte brincante no Brasil.

HISTÓRIA DA FAMÍLIA CARROÇA

Cia. Carroça de Mamulengos foi criada, em Brasília, em 1977, pelo ator, compositor, artesão e bonequeiro Carlos Gomide (Babau); que três anos depois conheceu a atriz brasiliense Schirley França.

Além dos vínculos artísticos, os dois formaram vínculos familiares que resultaram em oito filhos, que nasceram, enquanto a trupe se apresentava os espetáculos brincantes da cultura popular Brasil afora.

No percurso pela Terras Brasilis nasceram: Maria em 1984 (Natal-RN), Antônio em 1987 (Crato-CE), Francisco em 1989 (Juazeiro do Norte-CE), João em 1992 (Brasília-DF), os gêmeos Pedro e Matheus em 1995 (Fortaleza-CE) e as gêmeas Isabel e Luzia em 1998 (Brasília-DF).

Os netinhos da companhia são Iara (2012), Ana (2013), Helena (2019), Naiá (2020), Liana (2021) e Luna e Amari (2023).

A arte da Carroça de Mamulengos é transmitida entre pais, filhos e irmãos. E, agora, entre avôs, tios, sobrinhas e netas.

Os espetáculos “Histórias de Teatro e Circo” e “Janeiros” tiveram apresentações entre 28/03 e 06/04, e 14 e 23/03, respectivamente.

“O Babauzeiro”, que entrou em cartaz nesta sexta-feira (11) vai até o dia 21 de abril. Os horários das apresentações são: sexta, às 19h; sábados e domingos às 15h e às 18h; 21/04, segunda às 15h.

Sinopse:

João Bondade contratou Benedito para cuidar do seu pomar, onde frutas são cultivadas e distribuídas para a comunidade. Mané Vou-lá-Hoje vê uma boa oportunidade para ganhar dinheiro fácil. Sabirinho é um passarinho raro – mistura de sabiá com canarinho – e, com Mané por perto, está correndo perigo. Nessa apresentação, Carlos Gomide revive o Babau, dando vida a bonecos que foram recebidos das mãos de mestres desse folguedo na origem da Carroça de Mamulengos.

Mais informações: CCBB-RJ

Comments (0)
Add Comment