O primeiro fim de semana de fevereiro será marcado por chuvas intensas em grande parte do país. De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), as fortes precipitações podem ocasionar riscos geo-hidrológicos (enchetes e deslizamentos) em três estados.
Alertas do Inmet e Cemaden
- O final de semana será marcado por pancadas de chuva, que podem ser localmente fortes, principalmente nas áreas de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
- A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que se estabeleceu na noite da última quinta-feira (30/1), mantém o tempo instável desde o sul da Amazônia até a região Sudeste.
- O Cemaden considera alta a possibilidade de risco hidrológico (enchentes) em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Confira cidades no mapa.
- Também é considerado alto o risco geológico (deslizamentos) em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Confira cidades no mapa.
A atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) vai aumentar as instabilidades na faixa norte do país, principalmente nas áreas do Amapá, Pará e Maranhão.
Para o próximo sábado (1/2), o Cemaden considera alta a possibilidade de enchentes na região geográfica intermediária de Pouso Alegre (MG), São Paulo e São José dos Campos (SP).
Já para as regiões de Ribeirão Preto, Araraquara, Campinas, Sorocaba, Bauru e Marília (SP); Volta Redonda, Rio de Janeiro e Petrópolis (RJ); Barbacena, Juiz de Fora, Varginha, Divinópolis e Belo Horizonte (MG) é considerável moderada a chance de risco hidrológicos.
por José Augusto Limão – Metrópoles