Ministro-chefe da Secom descreveu as prioridades do Brasil neste momento em relação ao conflito Israel-Palestina e atualizou situação sobre operação de resgate
O Ministro-Chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), Paulo Pimenta, enfatizou a urgência de um cessar-fogo imediato no conflito em curso no Oriente Médio, entre Israel e o grupo islâmico palestino Hamas.
Em entrevista à GloboNews nesta quarta-feira (11), Pimenta destacou o compromisso do Brasil como um interlocutor na tentativa de auxiliar as Nações Unidas na busca de uma solução para o conflito em andamento. “Estamos à frente do Conselho de Segurança da ONU e trabalhamos para chamar a atenção do mundo para a necessidade de um cessar-fogo imediato e uma solução para esse conflito”, disse Pimenta.
O ministro também enfatizou os esforços do governo para garantir a segurança dos brasileiros na região, com foco especial na retirada de compatriotas de áreas afetadas, incluindo Jerusalém, Cisjordânia e Gaza.
Pimenta lembrou que o Brasil é o primeiro país a iniciar um processo de repatriação de seus cidadãos. “Já chegou o primeiro avião, vai chegar o segundo. A determinação do presidente Lula foi a prioridade absoluta atenção aos brasileiros e brasileiras”.
“Hoje de manhã, o ministro Mauro Vieira entrou em contato com o chanceler do Egito para que possamos construir um corredor humanitário que garanta que as famílias de brasileiros que estão em Gaza possam sair da zona de conflito que está sendo bombardeada por Israel”, acrescentou sobre a situação dos brasileiros que estão no território do lado palestino.