A estação de trens da Central do Brasil recebeu, na quarta-feira (24), um ponto de vacinação (PV) contra a gripe. O PV funcionará também nesta quinta-feira (25/4) e, a partir da próxima semana, passa a ser fixo, toda terça e quinta-feira. O funcionamento é das 8h às 17h. O PV da Central do Brasil tem a parceria da SuperVia e faz parte da estratégia da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para levar a vacina a locais com grande circulação de público, facilitando assim o acesso do carioca à imunização.
– O objetivo dos pontos extras é facilitar a vacinação, levar a vacina para locais onde as pessoas estão e garantir que a população se proteja contra a influenza. O Rio já é a cidade que mais vacinou contra a doença, com quase um milhão de cariocas vacinados. A nossa meta é vacinar dois milhões de pessoas até o final da campanha, e esses pontos em locais de grande circulação de pessoas ajudam muito no aumento da cobertura vacinal – disse o secretário municipal de saúde, Daniel Soranz.
O espaço está montado no saguão da estação, antes das roletas, para que todas as pessoas possam se vacinar, sem a necessidade de pagamento de passagens. O objetivo da ação é aumentar a cobertura vacinal contra a influenza, fundamental para prevenir complicações, internações e mortes decorrentes das infecções pelos vírus da influenza. Equipes da SMS também vão orientar o público presente sobre a importância de manter o esquema vacinal em dia e tirar dúvidas sobre a imunização.