Os dados são do levantamento realizado em 2022, quando o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizou pela primeira vez o recenseamento da população quilombola brasileira.
O estado do Rio de Janeiro possui atualmente 20.344 quilombolas vivendo em 37 de seus 92 municípios, segundo o Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Somente na capital, são 2.866 integrantes.
Em todo o Brasil, os recenseadores visitaram quase 6 mil comunidades quilombolas em mais de 1,6 mil municípios do país. Em todo o território nacional, foram contabilizados 1.327.802 quilombolas.
Cabo Frio capital quilombola
A cidade de Cabo Frio, na Região dos Lagos, é o município fluminense com o maior número de quilombolas do estado. Ao todo, são 3.137 integrantes do grupo, o que representa 1,4% da população de Cabo Frio.
Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, aparece em segundo lugar no ranking dos municípios do RJ com a maior população quilombola. São 3.083 pessoas que se identificam com essa comunidade na cidade.
Na terceira posição, a capital do estado conta com 2.866 quilombolas. Com mais de 6 milhões de moradores, o Rio tem apenas 0,05% de sua população considerada quilombola.
Segundo o IBGE, o ranking dos cinco municípios do estado com o maior número de quilombolas conta também com a cidade de Magé, na Baixada Fluminense, e Armação dos Búzios, na Região dos Lagos.
Em todo o estado, 55 municípios não possuem representantes da comunidade quilombola em seus territórios.
Por g1 Rio