CELEBRAÇÃO DO DIA DO EXÉRCITO É ANTECIPADA E CONTA COM PRESENÇA DE LULA E MÚCIO

O Dia Exército é celebrado no dia 19 de abril, mas este ano a comemoração foi antecipada e será realizada nesta quarta-feira (16/4). O dia 19 de abril cai no sábado, no meio de um feriadão na capital federal.

O evento em do Dia do Exército será realizado no Quartel-General do Exército começou às 10h e conta com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do ministro da Defesa José Mucio e do presidente do Congresso Nacional Davi Alcolumbre .

O acesso à Praça dos Cristais, em frente à Concha Acústica, está aberto para população em geral. Tanques de guerra foram posicionados no local e poderão ser observados pelos presentes. O evento também será transmistido no youtube e redes sociais do Exército.

Durante a solenidade, autoridades e instituições civis e militares receberão a Ordem do Mérito Militar,  Medalha do Exército Brasileira e a Medalha Tributo à Força Expedicionária Brasileira. Também será realizado um desfile militar e uma homenagem especial aos 80 anos da Força Expedicionária Brasileira, quando o Exército Brasileiro lutou na Segunda Guerra Mundial contra os nazistas. Um dos símbolos dessa batalha é o Sargento Max Wolf, paranaense descendente de alemães que morreu durante a batalha ao ser atingido por disparos de metralhadoras alemãs, nas cercanias de Montese.

“Em 14 de abril de 1945, os pracinhas da Força Expedicionária Brasileira (FEB) iniciavam a difícil Batalha de Montese, um dos combates mais intensos da Segunda Guerra Mundial. Durante quatro dias, enfrentaram casa a casa a feroz resistência nazista , até conquistarem essa posição estratégica no norte da Itália.Foram 426 baixas brasileiras, entre elas a do Sargento Max Wolf, tombado em patrulha dois dias antes da batalha. Sua coragem simboliza o sacrifício de tantos que lutaram pela liberdade . Em homenagem aos 80 anos da FEB, uma coleção especial de selos foi lançada, reunindo os momentos históricos e as conquistas da tropa brasileira nos campos da Itália”, relembra o Exército em publicação nas redes sociais.

por Correio Braziliense

Comments (0)
Add Comment