Com 20 anos de história, indicação ao Grammy Latino e colaborações com Alcione e Gilberto Gil, o Grupo Ofá chega ao Rio com espetáculo único e oficinas de dança e ritmos africanos
Com muito axé e música boa, o Grupo Ofá, de Salvador, chega ao Rio de Janeiro para uma única apresentação do espetáculo “Obatalá: Uma Conexão Salvador-África-Brasil”. O show acontece neste sábado (14/12), às 19h, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB RJ). Com 20 anos de trajetória, indicado ao Grammy Latino e reconhecido por artistas como Gilberto Gil, Milton Nascimento e Zeca Pagodinho, o grupo também realiza no domingo as Oficinas de Dança e Ritmos Africanos, às 11h e 15h.
Composto por integrantes do Terreiro do Gantois, uma das casas mais tradicionais de religião de matriz africana no Brasil, o Grupo Ofá celebra a riqueza da cultura afro-diaspórica. Seu repertório une música sacra afro-brasileira, cantada em português e iorubá, com canções da MPB de compositores como João Donato, Caetano Veloso e Nelson Rufino.
O grupo, formado por 12 integrantes, incluindo Iuri Passos, YomarAsogbá e Luciana Baraúna, tem como missão preservar e difundir o repertório sacro de matriz afro-brasileira, considerado patrimônio imaterial do Brasil.
No espetáculo inédito na capital fluminense, o público será imerso em temas cantados em orikis, forma poética nagô-iorubá, e invocações com toques ancestrais de atabaques sagrados, combinados a arranjos e elementos da música brasileira. Os ingressos estarão disponíveis na bilheteira física e virtual do CCBB RJ a partir das 9h deste sábado.
“’Ofá’ quer dizer uma união de vozes que ecoam ritmos, acordes, histórias, ancestralidades e amor”, explica YomarAsogbá, um dos fundadores do grupo. “Nossa proposta vai além das harmonias do terreiro; buscamos explorar nossa música negra e popular”, complementa o diretor musical Iuri Passos.
Indicado ao Grammy Latino em 2020 pelo álbum “Obatalá – Homenagem a Mãe Carmem”, o Grupo Ofá apresentará canções de seu repertório, temas ancestrais e, pela primeira vez em seus espetáculos, releituras de “Milagres de um Povo” (Caetano Veloso), “Emoriô” (Gilberto Gil e João Donato) e outras surpresas. Os integrantes se dividem entre vocais, percussão e instrumentos como baixo, guitarra e piano.
O Grupo Ofá também oferece duas oficinas no CCBB RJ, a Oficina de Dança Afro coordenada por Luciana Baraúna e a Oficina de Percussão conduzida por Iuri Passos, ambos integrantes do grupo. O espetáculo“Obatalá: Uma Conexão Salvador-África-Brasil”conta com direção de Glauber Amaral e produção da Barravento Artes. Para participar, é necessário realizar inscrição prévia pelo e-mail obatala.ccbb@gmail.com.
PUBLICIDADE
O Grupo Ofá já lançou três discos ao longo de sua carreira: “Odum Orim – Festa da Música de Candomblé” (2000), “Obatalá – Homenagem a Mãe Carmem” (2019), produzido por Flora Gil e com participações de Alcione, Carlinhos Brown, Daniela Mercury, Gilberto Gil, Ivete Sangalo e outros grandes nomes, e “Ìyá Àgbà Siré – O poder do sagrado feminino” (2024), também produzido por Flora Gil e com colaborações de artistas como Péricles, Milton Nascimento, Vanessa da Mata, Margareth Menezes e Preta Gil.
Em 2020, o grupo recebeu uma indicação ao Grammy Latino, na categoria Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa, com “Obatalá – Homenagem a Mãe Carmem”, um disco que preserva cânticos sagrados de matriz africana.
Serviço
Obatalá: Uma Conexão Salvador-África-Brasil
Entrada Gratuita
PUBLICIDADE
• Show do Grupo Ofá
Dia: 14/12, sábado, às 19h.
Ingressos: Disponíveis na bilheteira física e virtual do CCBB a partir das 9h do dia da apresentação.
• Oficina de Dança Afro com Luciana Baraúna
Dia: 15/12, domingo, às 11h.
• Oficina de Ritmos Afro com Iuri Passos
Dia: 15/12, domingo, às 15h.
• Inscrições para as oficinas
Envio: E-mail obatala.ccbb@gmail.com
Informações: Nome completo, RG, celular com DDD, data de nascimento e, se necessário, indicação de necessidades especiais.
PUBLICIDADE
• Local
Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB)
Endereço: Rua Primeiro de Março, 66 – Centro – RJ.