A Prefeitura de Duque de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Educação, está promovendo uma série de atividades em alusão ao mês da Conscientização do Autismo, celebrado mundialmente em 2 de abril. A data, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007, tem como objetivo disseminar informações sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), combater o preconceito e estimular a inclusão social.
O autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta a comunicação, a linguagem, o comportamento e a interação social. Cada pessoa com TEA apresenta um quadro único, com diferentes desafios e habilidades. No Brasil, a Lei 13.652/2018 instituiu o Dia Nacional de Conscientização sobre o Autismo, reforçando a importância do debate sobre o tema. Além disso, em 2020, foi sancionada a Lei 13.977, que criou a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), garantindo mais direitos e acessibilidade.
De acordo com a professora Renata Vogas, coordenadora do Departamento de Acessibilidade e Inclusão Educacional (DAIE/SME), a escola desempenha um papel fundamental na promoção da inclusão social. “Orientamos as unidades escolares que desenvolvam atividades que contribuam na promoção da conscientização, do respeito e da inclusão das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Atividades lúdicas e interativas promovem a empatia e a compreensão das diferenças”, exemplificou.
A Escola Municipal Brasília, localizada em Xerém, realizará diversas atividades diversificadas, durante todo o mês a fim de trocar saberes com a comunidade escolar. “É com alegria que informamos que nossa escola segue atenta à importância dessa data tão especial. Nossa professora, Paula Raposo está realizando palestras de sensibilização junto a todas as turmas tendo a causa autista como pauta de sua fala. Além disso, cada professor ampliará o debate, desenvolvendo atividades que envolvam a desconstrução de estereótipos em torno do TEA, dando ênfase à inclusão. Na data do dia 28/04, provável data, realizaremos também um almoço com as responsáveis legais das crianças do AEE, aonde serão oferecidas oportunidades de falas, seguidas de uma sessão de cinema. O espaço contará com uma exposição de trabalhos dos alunos de toda a escola a favor da inclusão de um modo geral”, explicou a diretora da UE, profa Fabíola Franco.
Segundo a secretária municipal de Educação, profª Iracema Costa, é importante ressaltar a importância de envolver toda a comunidade escolar nessas iniciativas a fim de promover um ambiente de respeito, compreensão e acolhimento. “A inclusão não é apenas um direito garantido por lei, mas um dever de todos nós,, declarou a gestora da Pasta.
Corroborando com a fala da secretária de Educação, o prefeito Netinho Reis salientou que uma das diretrizes de seu governo é a inclusão social. “Cuidamos das famílias de nossa cidade e, entre nossas ações, destaco a criação da Casa do Autista, uma prioridade do nosso governo.